Viagens intermunicipais ficam 4% mais caras no Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

passagem

As passagens nas linhas de transporte intermunicipal em Mato Grosso do Sul terão reajuste de 4,19% a partir de 1° de julho deste ano. A portaria da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS) que traz a mudança foi publicada hoje (24), no Diário Oficial do Estado.

Este reajuste de 4,19% é diretamente nas tarifas praticadas pelo sistema rodoviário, que sofrem mudança a cada 12 meses, seguindo o índice de inflação previsto pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esta alteração incide diretamente no valor das passagens ao consumidores.

Segundo a Agepan, este reajuste deveria ocorrer em abril deste ano, quando se completa 12 meses da revisão da tarifa, no entanto em função da pandemia do coronavírus, este aumento foi adiado e só vai começar a valer a partir de julho.

O reajuste no “coeficiente tarifário” trata do valor a ser cobrado por quilômetro rodado, levando a estrutura e linha do transporte intermunicipal. Neste caso se enquadra as linhas estruturais (viagens mais longas), regionais e locais.

A Agepan ainda destaca na portaria que mediante “autorização expressa”, serão admitidos acréscimos nos valores dos coeficientes (tarifários) de linhas que ofereçam serviços diferenciados, podendo chegar a 20% a mais deste reajuste nos ônibus do modelo “executivo” e até 50% nos veículos com leitos.