Tradição, lindas paisagens e riqueza cultural às margens do rio Guaíba no Rio Grande do Sul

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

O Rio Grande do Sul tem muitas atrações, que vão desde praias de água doce até atrações culturais e históricas. Próximo à Porto Alegre há São Lourenço do Sul, Camaquã e Guaíba, cidades com várias atrações turísticas.

 

Museu em Lourenço. Foto: Prefeitura de Lourenço
Museu em São Lourenço do Sul. (Foto: Prefeitura).


Em São Lourenço do Sul, as praias de água doce estão entre os principais atrativos da região. Os viajantes podem aproveitar e visitar a maior praia da região, Barrerinhas, muito movimentada durante os fins de semana. Outra opção é Ondinas, que permite a prática de esportes aquáticos como windsurfe.

Em Camaquã, o roteiro turístico inclui visitas a Barragem do Arrio Duro – com churrasqueiras e pracinha de brinquedos -, a Casa do Artesão, a Casa do Poeta Camaquense e o Cine Teatro Coliseu, fundado em 1914, e que chama a atenção pela sua arquitetura em estilo gótico barroco, característico da metade do século XIX.

 

Forte Zeca Netto. Foto: Prefeitura de Camaquã
Forte. (Foto: Prefeitura de Camaquã).


Considerada “berço da revolução farroupilha”, Guaíba tem uma beleza natural ímpar com direito a um trecho de Mata Atlântica em pleno centro da cidade. No local ainda é possível encontrar sítios arqueológicos representativos da cultura guarani. Quem visita a região pode aproveitar também para conhecer a Vitrine Cultural, um espaço desenvolvido com o objetivo de promover os atrativos culturais e históricos da região, com painéis do início da revolução Farroupilha e Memorial Chama Crioula do Milênio.

Porto Alegre. Foto: Prefeitura de Porto Alegre
Porto Alegre. (Foto: Prefeitura de Porto Alegre).

 

Porto Alegre, cidade que finaliza o roteiro, atrai viajantes durante todo o ano. Para impulsionar o setor turístico, a capital gaúcha conta com a Linha Turismo, que oferece uma maneira especial de conhecer a cidade através de um passeio em um ônibus de quatro metros de altura.  Com quase 1,5 milhão de habitantes, a capital gaúcha tem entre as suas atrações turísticas, as margens do Rio Guaíba, o parque Farroupilha, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro e a Casa de Cultura Mário Quintana, onde morou o poeta. (Por Fernanda de Lima, do MTur).

rio-gde-sul-rio guaiba-foto-valmir-michelon
Pier, no Rio Guaíba. (Foto: Valmir Michelon).