Sebrae e parceiros lançam Portal de Ecoturismo para auxiliar empresários do setor no Estado

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Sebrae, acompanhado de representantes do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), lançou ontem o Portal Sebrae de Ecoturismo. A plataforma apresenta conteúdos técnicos para empreendedores e gestores atuantes nos destinos de Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza no Brasil.

A plataforma inédita é uma iniciativa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para todo o País. Ela foi criada com o objetivo de disseminar práticas inspiradoras e oportunidades de negócios, contribuindo para a inovação e produtividade dos negócios integrantes da cadeia do Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza. O Portal pode ser explorado por empreendedores, profissionais, entidades, gestores públicos e demais interessados no assunto.

Durante a solenidade de lançamento do portal, que foi transmitida de forma on-line, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destacou que o Turismo foi um dos segmentos que mais sofreu com os impactos da pandemia de Covid-19, sobretudo os ramos de Negócios e Eventos. Todavia, ele ressaltou que o turismo em locais abertos desponta como uma oportunidade e neste sentido, o Portal representa um “presente” para os brasileiros.

“Quero mais uma vez colocar o Sebrae Nacional como ajudante, como prestador do serviço do Ministério, da Embratur, do Brasil, para o desenvolvimento do turismo. No pós-pandemia, esse turismo aberto que estamos falando aqui, será uma ‘explosão’. E nosso papel é estar preparado, porque temos o melhor produto. Vamos ter dias muito melhores, com mais esperança e resultados”, destacou Melles.

Em sua fala, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, enfatizou a crescente busca dos turistas em todo o mundo por destinos de natureza, afirmando que o Brasil possui enorme potencial. “Não tenho dúvidas que o país mais preservado do mundo é o Brasil. Ficamos muito felizes com essa atuação do Sebrae, um grande parceiro na divulgação e na capacitação das pessoas. Precisamos unir forças para que os números se tornem realidade. Hoje, apenas 8% do nosso PIB é oriundo do Turismo, então temos um grande potencial”, afirmou.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, o Portal é extremamente importante no contexto de retomada da economia. Verruck, que também é o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul – pasta onde está a Coordenadoria de Turismo e as ações para o segmento em nível estadual, acredita que a região tem muitos potenciais no Ecoturismo.