Sebrae e parceiros lançam Portal de Ecoturismo para auxiliar empresários do setor no Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

O Sebrae, acompanhado de representantes do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), lançou ontem o Portal Sebrae de Ecoturismo. A plataforma apresenta conteúdos técnicos para empreendedores e gestores atuantes nos destinos de Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza no Brasil.

A plataforma inédita é uma iniciativa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para todo o País. Ela foi criada com o objetivo de disseminar práticas inspiradoras e oportunidades de negócios, contribuindo para a inovação e produtividade dos negócios integrantes da cadeia do Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza. O Portal pode ser explorado por empreendedores, profissionais, entidades, gestores públicos e demais interessados no assunto.

Durante a solenidade de lançamento do portal, que foi transmitida de forma on-line, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destacou que o Turismo foi um dos segmentos que mais sofreu com os impactos da pandemia de Covid-19, sobretudo os ramos de Negócios e Eventos. Todavia, ele ressaltou que o turismo em locais abertos desponta como uma oportunidade e neste sentido, o Portal representa um “presente” para os brasileiros.

“Quero mais uma vez colocar o Sebrae Nacional como ajudante, como prestador do serviço do Ministério, da Embratur, do Brasil, para o desenvolvimento do turismo. No pós-pandemia, esse turismo aberto que estamos falando aqui, será uma ‘explosão’. E nosso papel é estar preparado, porque temos o melhor produto. Vamos ter dias muito melhores, com mais esperança e resultados”, destacou Melles.

Em sua fala, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, enfatizou a crescente busca dos turistas em todo o mundo por destinos de natureza, afirmando que o Brasil possui enorme potencial. “Não tenho dúvidas que o país mais preservado do mundo é o Brasil. Ficamos muito felizes com essa atuação do Sebrae, um grande parceiro na divulgação e na capacitação das pessoas. Precisamos unir forças para que os números se tornem realidade. Hoje, apenas 8% do nosso PIB é oriundo do Turismo, então temos um grande potencial”, afirmou.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, o Portal é extremamente importante no contexto de retomada da economia. Verruck, que também é o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul – pasta onde está a Coordenadoria de Turismo e as ações para o segmento em nível estadual, acredita que a região tem muitos potenciais no Ecoturismo.