Os encantos e a história das belas cidades paranaense Curitiba e São José dos Pinhais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

São José dos Pinhais, quinta maior do Paraná, é uma das cidades gêmeas de Curitiba, a capital paranaense. Além das belezas urbanas, visitando estas cidades pode-se apreciar cachoeiras, piscinas naturais, patrimônio histórico e museus que retratam traços importantes da cultura paranaense.

É em São José dos Pinhais que está o Aeroporto Internacional Afonso Pena que recebe cerca de 7,8 milhões de passageiros por ano segundo a prefeitura municipal.  A cidade conta com atrativos naturais e culturais. Um dos destaques é a Cachoeira dos Ciganos, localizada a 50 km do centro da cidade, que permite aos turistas banhos em piscinas naturais e em queda d’água de aproximadamente 10 metros.

No caminho para a cachoeira, os turistas podem aproveitar as trilhas com presença de rios. O Museu do Boneco é outro ponto turístico da região, e sedia espetáculos aos visitantes com diferentes bonecos, que fazem apresentações com cotações de história.

A capital paranaense conta com ricos pontos históricos. Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, o Paço da Liberdade já foi sede da prefeitura da cidade e tem uma estrutura com ricos detalhes neoclássicos e desenhos da técnica Art Nouveau. O monumento é o único do Paraná tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2009, o governo municipal entregou o atrativo revitalizado, sendo que a restauração manteve as características originais do edifício.

Curitiba também se destaca pela beleza natural. Um dos mais famosos cartões postais da cidade é o Jardim Botânico. Inaugurado em 1991, o local foi criado com base nos jardins franceses e conta com um tapete de flores logo na entrada. Outra atração é a estufa, com estrutura metálica e de vidro, que abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica.

Quem visita a cidade também não pode deixar de fazer um passeio especial com a Linha Turismo, um ônibus especial que circula entre os principais pontos turísticos da cidade, como parques, praças e outras atrações.  Os veículos contam com equipamentos de som que fornecem informações gravadas sobres os locais visitados em três idiomas: português, francês e espanhol. O transporte faz viagens a cada 30 minutos e tem duração de duas horas e meia. (Por Fernanda de Lima, do MTur).