Encontro debate experiências em observatórios de turismo brasileiros e internacionais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
No encontro foi criada a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. (Foto: Divulgação).
No encontro foi criada a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. (Foto: Divulgação).

Na última semana, Observatórios de Turismo nacionais e internacionais reuniram-se em Curitiba (PR) no Encontro Paranaense de Observatórios de Turismo. Especialistas da área de pesquisa e estatísticas debateram experiências e boas práticas. O evento foi promovido pela Fecomércio-PR, Observatório de Turismo do Paraná e Universidade Federal do Paraná.

A cidade de Bonito (MS) também participou do encontro. A coordenadora do OTEB – Observatório do Turismo e Eventos de Bonito, e secretária executiva do Bonito Convention & Visitors Bureau, Janaína Mainchein, ressalta que o encontro foi enriquecedor. “Pudemos trocar experiências e conhecer boas práticas que vêm sendo utilizadas pelos observatórios, o que poderá auxiliar no trabalho já realizado em Bonito”, enfatiza.

Também participaram do encontro entidades públicas e privada, de diversos setores ligados ao turismo e eventos. Uma mesa-redonda foi realizada para tratar sobre a importância dos Observatórios de Turismo para o planejamento, gestão e controle de destinos inteligentes, além de um painel sobre as boas práticas dos Observatórios de Turismo internacionais. Experiências de países como Espanha e Argentina foram relatadas durante o debate. Além disso, coordenadores de observatórios nacionais compartilharam trabalhos, pesquisas, metodologias e características gerais de suas atuações.

Por meio do encontro, foi criada a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, através da Carta de Curitiba, cujo objetivo é unificar as discussões e esforços em torno do desenvolvimento da produção de informações e estatísticas do turismo.

Na ocasião, já foi estabelecida uma nova data para que os membros da Rede se encontrem e possam dar continuidade ao processo de aprimoramento e fortalecimento dos Observatórios. Ficou marcado para o mês de novembro o II Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo, que será realizado em Belo Horizonte.