Em plena recuperação, setor de turismo do Estado vai fechar o ano no azul

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

O fluxo de turismo em 2021 apresentou uma melhora significativa desde julho, quando os números de vacinação contra a Covid-19 aumentaram em Mato Grosso do Sul. E a expectativa é que o setor feche o ano de forma positiva, superando até 2019, ano da pré-pandemia.

“Nossa expectativa é muito boa, tanto de turistas que chegam por vias aéreas quanto terrestres. Ainda temos uma retração em relação a 2019, mas, se comparado ao ano passado os números são muito maiores, e ainda há chance de superarmos o ano anterior a pandemia”, afirma o diretor presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

Ainda segundo Bruno, falar de valores é arriscado, mas é inegável o aumento do fluxo de pessoas ‘turistando’ no Estado, o que acaba refletindo na economia local. De acordo com o diretor-presidente, 2021 apresentou uma característica diferente, mas importante: a maioria dos turistas eram sul-mato-grossenses.

“Nos feriados foi registrado uma queda nos números da pandemia, e muitos sul-mato-grossenses aproveitaram para visitar o Pantanal, sem correr o risco de sair do Estado, mostrando certa mudança no perfil, em razão da vacina”, afirma Wendling.

“O setor do turismo de Bonito está muito animado com a retomada das atividades e esse ano a expectativa é fechar com 90% do movimento do período pré-pandemia e entrar 2022 com força total”, pontua a diretora de uma agência de turismo em Bonito, Kassilene Cardadeiro.

“Os passeios de Bonito já estão trabalhando com 100% da ocupação, mas, mantendo os protocolos de biossegurança e lembrando que Bonito independente da pandemia possui rígidos controles de capacidade de carga”, acrescenta a empresária.

Em números – Segundo dados informados pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, o Estado já tem 100% do fluxo rodoviário de turistas, e está caminhando para recuperar o aéreo, que apresenta um número 20% inferior ao observado antes da pandemia.