Dois consórcios disputam a construção de ponte entre Murtinho e Paraguai

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Dois consórcios compostos por empresas brasileiras e paraguaias disputam a licitação para a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que ligará os municípios Porto Murtinho e Carmelo Peralta

Considerado o projeto principal para efetivar a Rota Bioceânica, uma ponte sobre o Rio Paraguai, terá um investimento previsto de US $ 97,7 milhões e será financiado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. 

O consórcio Paraguai-Brasil, composto pelas empresas Tecnoedill Constructora SA, Cidade Ltda e Paulitec Construções, propõe-se a construir uma ponte pelo custo de US $ 89.787.010, deságio de 8,14% em relação ao valor orçado (U $ 97.743 .517). 

Enquanto o consórcio Puente Bioceánico, integrado pelas empresas Ocho A AS e a Construtora Queiroz Galvão SA apresentou uma proposta de U $ 92.847.527, redução de 5,01% do valor orçado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a Rota Bioceânica é muito aguardada porque deve impulsionar o desenvolvimento dos quatro países envolvidos, sendo eles: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. 

“É um passo importante, sinaliza com o início da construção ainda no segundo semestre e está realizado a previsão de cumprir a ponte em três anos, facilitando o incremento do comércio interno e das exportações via Oceano Pacífico para a Ásia e Estados Unidos”, destacou . 

Verruck acredita que na próxima semana já seja divulgado o nome do vencedor da licitação, para que os procedimentos de início das obras sejam tomados.

Calculada para funcionar grandes caminhões bitrens, uma estrutura terá duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5 m de largura, além de duas passagens nas laterais, com 2,5 m cada, para o trânsito de pedestres e ciclistas.

 A ponte terá extensão de 1.300 metros, com um vão de 360 ​​metros sobre o rio e uma altura de 22 metros e vai interligar Mato Grosso do Sul aos portos chilenos e pode encurtar a distância para exportação de produtos para a Ásia e principalmente para a China.