Pesquisa indica que cresce entre os viajantes brasileiros o desejo de conhecer destinos nacionais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
sao paulo
São Paulo é um destino muito procurado; pesquisa mostra que entre os que planejam viajar nos próximos seis meses, 79,7% o fará dentro do país. (Foto: Divulgação).

O desejo dos brasileiros de conhecer destinos nacionais alcançou o maior índice dos últimos cinco anos. A pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, mostra que entre os que planejam viajar nos próximos seis meses, 79,7% o fará dentro do país – 5,6 pontos percentuais a mais do que o registrado em igual período de 2015. Na comparação entre os meses de maio de cada ano este foi o quarto crescimento consecutivo.

Na avaliação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o resultado deve ser interpretado como a soma de fatores como valorização do dólar em relação ao real e também a visibilidade dos destinos nacionais conquistada pela realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, esse é o melhor momento para divulgar os nossos atrativos”, diz.

Outra tendência identificada pela pesquisa é o crescimento das viagens de ônibus, que alcançou 17,2% da preferência dos viajantes ante 10,9% registrado em igual período de 2015. Apesar desse crescimento, o avião permanece na primeira colocação, escolhido por 55,6% dos turistas.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é um estudo do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem nos próximos seis meses com uma amostra de 2 mil entrevistados em sete capitais: Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife. (Gustavo Henrique Braga, do Ministério do Turismo).