Coronavírus faz turista cancelar Europa e turbinar viagens a Bonito

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

corona bonito

A Europa está, temporariamente, cancelada. Ao menos na perspectiva do trade turístico de Bonito,  o destino mais procurado em Mato Grosso do Sul. O motivo é o “efeito coronavírus”, já que o Sars-Cov-2 se espalha no continente europeu tanto quando o medo. Nas agências e hotéis de Bonito, nesta época de baixa temporada, o movimento aumentou, em especial do turista brasileiro, que trocou o velho continente pelo turismo ecológico.

Um dos destinos preferidos dos brasileiros, a Itália está em quarentena em todo o território, onde o número de mortes (no país povoado por muitos idosos) é o segundo maior fora da China. Com o medo de contágio do novo vírus, viajar dentro do país tem sido opção.

Apesar do efeito positivo para a economia local, o aumento vertiginoso de casos diários no Brasil – as últimas informações do Ministério da Saúde indicam 73 casos confirmados de infecção – o vírus preocupa, e agências e hotéis adotaram protocolos de higiene e de informações para os turistas que chegam.

Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, Luiza Coelho afirma que não há perspectiva de redução de movimento ou de portas fechadas, o que já ocorre na Europa.

“Nosso protocolo é colocar álcool gel à disposição de turistas e funcionários. Não temos impactos e os atrativos não serão fechados. Como as medidas internacionais devem conter o avanço do vírus e na China o surto já terminou, estimamos que no Brasil o surto será pequeno e não deve impactar o setor diretamente”, disse.

Agente de viagem da Agência Brasil Bonito, marca que também administra hotel na cidade, Erica Santos contou que o receito tem provocado o cancelamento de destinos no exterior e a busca por locais “mais seguros”.

“Agora com esse alerta, as pessoas estão receosas, mas como o lugar é distante, resolveram mudar o destino do exterior porque acharam que vão estar mais seguros. Bonito está mais no roteiro do que o exterior, estão preferindo viajar mais pra cá, todo mundo está pensando do mesmo jeito”, contou.

Conforme explicou, o protocolo é orientar sobre higienização e adotar questionamentos padronizados na recepção do hotel, com destaque para os turistas estrangeiros, que são perguntados “de onde vieram e como vieram”. Qualquer suspeita, disse, deve ser levada até órgão de saúde. Segundo ela, no entanto, “pessoas de fora não estão vindo”.

A auxiliar financeira da Agência Muito Bonito – que trabalha com hotel e pousada – Anne Dias, afirma que o período surpreendeu. “Aqui, esse mês é considerado baixa temporada, estamos tendo bastante visitas e procuras, reservas para março, abril, do público brasileiro”, disse.