Conheça cinco cidades para visitar em MS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

costa rica

Mato Grosso do Sul é um estado com muitas riquezas naturais e atrações turísticas. Só no segundo trimestre deste ano, 191.322 passageiros desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande. O Observatório de Turismo de Mato Grosso do Sul aponta que, entre os turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional de Campo Grande, os principais destinos são a própria Capital (39%) e Bonito (33%).

A cidade de Bonito, a 300 km da Capital, é um dos principais destinos de ecoturismo do mundo, entretanto, muita gente esquece que o estado tem muitos lugares a serem visitados. Em comemoração aos 41 anos de Mato Grosso do Sul, o Jornal Midiamax separou cinco destinos para aproveitar este feriado:

Ponta Porã

Pouca gente sabe, mas Ponta Porã,  localizada a 346 km de Campo Grande, oferece outras opções além de compras na fronteira. A cidade possui atrativos como riachos e quedas d’água. Outra alternativa para quem procura uma atividade além das compras é o Museu da Erva Mate, que narra a história da erva na região do estado.

Na fronteira com Ponta Porã, há também o Parque Nacional Cerro Corá. O local foi cenário da Guerra do Paraguai e mistura a história dos sul-mato-grossenses com os paraguaios. Já o Parque Sol y Luna possui cachoeiras a apenas 10 km do centro de Ponta Porã, além de trilhas às margens do rio Capivary e uma rica fauna e flora.

Rio Verde de Mato Grosso

Outra opção de turismo no estado é a cidade de Rio Verde de Mato Grosso, a 204 km de Campo Grande. O município um dos principais polos turísticos da região Norte e conta com boa infraestrutura para quem gosta de contato com a natureza.

Os passeios de destaque são os balneários com rios e cachoeiras, grutas, morraria, sítios arqueológicos, trilhas, cavalgadas, passeios de barcos e pesca esportiva.

 

Corumbá

Um dos principais destinos turísticos do estado, Corumbá fica a 429 km de Campo Grande e traz atrativos para quem quer conhecer o Pantanal. O destino também é recomendado para observadores e fotógrafos de natureza, já que o local abriga 230 espécies de peixes, 650 espécies de aves, 80 espécies de mamíferos e 50 de répteis, segundo a Fundação de Turismo de MS.

Entre os passeios turísticos, há várias opções, como cruzar o Pantanal de barco ou chalana, andar a cavalo, ver animais na natureza selvagem durante o dia ou à noite, contemplar o pôr do sol, provar da gastronomia pantaneira ou hospedar-se em fazendas e barcos hotéis.

Uma das cidades mais antigas do estado, Corumbá também é rica em história. A cidade possui atrativos como o Forte Junqueira e Forte Coimbra, o Porto Geral e seus casarios antigos, monumentos, museus, além do Mirante São Felipe, que possibilita a vista de toda a cidade e também  do Rio Paraguai e do Pantanal.

 

Costa Rica

A cidade de Costa Rica, a 384 km da Capital, é conhecida pelos Parques Naturais, que oferecem belos cenários para contemplação e também a pratica de várias atividades de aventura. No Parque Nacional das Emas, por exemplo, é possível praticar o bóiacross, andar de bike e fazer caminhadas e safari. O Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú tem uma das maiores tirolesas do estado e é muito procurado para a prática de rapel, arvorismo e trilhas.

A Água Santa do Paraíso é uma atração curiosa em Costa Rica. Na pequena lagoa, acontece uma forte ressurgência, onde o banhista se joga nas águas vindas de profundidades rochosas ainda quentes e não afunda, por mais que se esforce.

Alcinópolis

Apesar de pouco conhecida, a cidade de Alcinópolis, a 387 km de Campo Grande, é uma boa opção para quem procura um passeio diferente. A cidade possui sítios arqueológicos com inscrições rupestres com milhares de anos. A vista de cima dos morros e as paisagens naturais também chamam a atenção.

Um dos passeios turísticos é o Sítio Arqueológico Serra do Barro Branco, que possui cavernas com inscrições de milhares de anos, paisagens naturais e a observação de aves raras. Já o Sítio Arqueológico Gruta do Pitoco, é conhecido por ter misteriosas passagens subterrâneas que levam a várias pinturas rupestres. O Templo dos Pilares é outro sítio arqueológico com inúmeras inscrições rupestres.