12ª Festa do Peixe de Dourados vai até domingo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Começou na quarta-feira (23) e segue até domingo no Parque Ambiental do Rego D`Água Primo Vicente Fioravante, localizado no Grande Água Boa, região sul da cidade, a 12ª Festa do Peixe de Dourados. É uma das festas populares mais tradicionais de Mato Grosso do sul, totalmente remodelada pelo prefeito Murilo, que reúne pesca, lazer e gastronomia. São esperadas milhares de pessoas de Dourados e região.

Parque do Rego D`Água está pronto para a Festa do peixe, que começa nesta quarta-feira e segue até domingo – A. Frota
Parque do Rego D`Água está pronto para a Festa do peixe, que começa nesta quarta-feira e segue até domingo – A. Frota

Na quarta-feira o evento começou logo cedo, às 7h, com o torneio de pesca na categoria parapesca, que segue até às 17h. A praça de alimentação já funciona normalmente nesta quarta oferecendo pratos à base de peixe, salgados, bebidas e doces.

Ainda nesta quarta teve, às 19h, tem apresentação do Coral Dorcelina Folador, às 19h30, do Coral do CCI (Centro de Convivência do idoso) e fechando a noite o show com o grupo Surungo Bueno.

Na quinta teve a pesca infantil. Nesta sexta-feira e no sábado é a vez dos adultos tentarem fisgar o peixe mais pesado. A premiação para os primeiros lugares nas categorias inclui aparelho de TV, notebook, Kits de pesca, tablets, vídeo game portátil, bicicletas e outros prêmios. A premiação é por peso do peixe. As inscrições podem ser feitas no prédio administrativo do parque, com a equipe da Prefeitura.

Todas as noites a partir das 19h tem uma agradável programação musical e cultural para todos os gostos. Na quinta-feira teve um show com o Grupo Trancão. Nesta sexta-feira tem musica gospel, com o Ministério Atus e Curso Enchei-Vos. No sábado começa mais cedo, 17h, com o Pock Show, do Circo Le Chapeau; o Dandys Acrobático (Cia Theastai); Contos da Cantuária; Aulão de Zumba, com Fit Camp; e show com Zé Guilherme e Renan. No domingo o Trio Lopes fecha a festa.

Além disso, há venda de peixe resfriado. 12 produtores de Dourados vão levar para o parque durante a festa 20 toneladas de peixes abatidos em frigorífico e fiscalizados pela autoridade sanitária para a venda, a preços normais de mercado.

“Preparamos com muito carinho essa festa para a população num momento muito importante para gente, que é a Páscoa. Apesar das dificuldades de obter parcerias devido à crise no país lutamos e conseguimos garantir o evento, com a venda de peixe, o torneio e atrações que vão dar alegria e momentos felizes às famílias”, afirma o prefeito Murilo. “É mais uma festa que fazemos para a família douradense; estamos muito felizes”, acrescenta.A Funed (Fundação de Esportes de Dourados) também estará presente com uma série de atividades esportivas durante os cinco dias de festas.

Parque Antenor

Fazendo parte também da Festa do Peixe, acontecem atividades no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, desta sexta-feira a domingo. Para a pesca livre no lago do parque foram colocadas uma boa quantidade de peixes para garantir a alegria dos pescadores.

Também haverá atrações culturais. Nesta sexta-feira, às 19h, tem música gospel com a apresentação do Ministério Maria Santíssima, da Paróquia Bom Jesus. No Sábado, também às 19h, sobem ao palco artistas locais para um show variado.

No domingo, a partir das 16h, tem o Cortejo de Encerramento com Teatro Imaginaria Maracanganha; Palhaço Challito, de Nova Alvorada do Sul, Cantigas dum Fazedô (Tri-Ato Núcleo Cênico), de Dourados; Pock Show (Circo Le Chapeau), de Campo Grande e Dandys Acrobático (Cia Theastai), de Dourados.

A 12ª Festa do Peixe é promovida pela Prefeitura de Dourados, organizada pela Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), com apoio da Secretaria de Cultura, Funed, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Obras e Imam. Os parceiros são a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), MS-Peixe, Apropeixe, Ministério Público Estadual, UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae/MS, Governo do Estado e Governo Federal (Mapa/Superintendência de Pesca em MS).

Atualizado às 14h24 de sexta-fiera, 25/03/16