Com sucesso Murilo fecha a 12ª Festa do Peixe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

 

festa-peixe-entrega-270316
Prefeito Murilo entrega premio ao vencedor na categoria adulto, Rafael da Silva. (Foto: A. Frota/Assecom).

Com a apresentação na noite de domingo do Trio Lopes a Prefeitura de Dourados fechou novamente com muito sucesso mais uma Festa do Peixe, a sua 12ª edição. Pela manhã o prefeito Murilo entregou a premiação do torneio de pesca, cujo ganhador fisgou um pacu de 3,485 quilos. “Foram cinco dias de muita diversão para a família douradense; estamos felizes e com o dever cumprido. Fizemos mais uma grande festa”, afirma Murilo.

Foi grande a movimentação nos dois parques ambientais, o do Rego D`Água Primo Vicente Fioravante e o Antenor Martins, onde aconteceu o evento. Foram cinco dias de festa no Rego D`Água e três dias no Antenor Martins. “Milhares de pessoas participaram da pesca, eventos esportivos e culturais, assistiram a shows e compraram peixe direto do produtor para levar para casa; foi um lindo evento”, diz Elizabeth Salomão, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que coordenou a festa. Mais uma vez o ponto forte foi a qualidade e segurança. O evento não teve nenhum incidente.

A festa reúne quem gosta de pescar e quem gosta apenas de passear. É o caso de Valnei Belarmino, motorista, 32 anos, que no domingo de manhã, passeava no parque do Rego D`Água, acompanhado da esposa Daiana e do filho Pedro Henrique. “É um lazer de primeira para todos”, afirma Valnei, que mora no Parque das Nações II.

Outro morador de Dourados, das Chácaras Trevo, que classifica a festa com um ótimo local de diversão é o tratorista Jean Vargas, de 25 anos. Ele vem todos os anos na festa, mas neste não pegou peixe. Ao lado da esposa Elisangela ele tentava a sorte mais uma no domingo de manhã.

O prefeito Murilo também aproveitou a festa para se divertir. Ele passeou por todo o parque e conversou com pescadores e visitantes. Já na solenidade de entrega dos prêmios aos pescadores, ele voltou a afirmar que Dourados é uma cidade organizada, que está passando de cabeça erguida pelo momento de crise. “Vamos chegar ao final do ano com uma Dourados bem melhor, vocês vão ver”, afirma.

festa-peixe-pesca-250616 (1)
Torneio de pesca aconteceu no parque do Rego D`Água. (Foto: Chico Leite).

 

Torneio

No torneio de pesca, realizado no Rego D`Água, os vencedores na categoria parapesca foram, em 1º lugar Ramon Maldonado, com um pacu de 1,919 quilos (ganhou uma TV de 32 polegadas); em 2º Alexandre Marques, com um pacu de 1,890 quilos (notebook), e em 3º Roberto A. dos Santos, também com um pacu, de 1,850 quilos (Kit pesca).

Na categoria parapesca infantil os campeões foram em 1ª lugar Vitória Braun, que fisgou um pacu de 1,460 quilos (faturou um videogame portátil), em 2º José Emanuel, com um pacu de 1,440 quilos (tablete), e em 3º Ana Vitória Pereira, que pegou uma tilápia de 1,030 quilos (Kit pesca).

Já na modalidade infantil o 1º foi para Lucas Reginatto, com um pacu de 2,450 quilos (videogame portátil), o 2ºpara Robert Pereira Arguelho, com um pacu de 1,765 quilos (tablet), e o 3º lugar para Ana Clara Viana, outro pacu de 1,455 quilos (kit pesca).

O grande vencedor do torneio de pesca adulto foi Rafael da Silva, tirando do lago um peixe de 3,485 quilos. Ele levou como prêmio uma TV de 32 polegadas. Em 2º lugar ficou Leiton Souza, com um peixe de 3,460 quilos, que faturou um notebook. Em 3º, Prindo Henrique, ganhou um kit de pesca por fiscar um peixe de 3,440 quilos. Em 4º, Alex Andrei, com um peixe de 2,950 quilos e em 5º Adalmiro Farias, com o peixe de 2,860 quilos. Cada um levou uma bicicleta. Todos os peixes fisgados eram da espécie pacu.

“É um evento importante, uma festa boa pra gente se divertir e espairecer a cabeça”, diz o aposentado Edward Barbosa Martins, de 70 anos, participou do torneio de pesca e conseguiu fisgar na sexta-feira um pacu de 2 quilos. No domingo, dia de pesca livre, ele voltou ao lago para tentar mais um exemplar.

O motorista Ariovaldo Monteiro da Silva, 41 anos, também elogia a festa. Ele pescou sexta-feira, sábado e domingo, mas não conseguiu fisgar nenhum peixe. “O bom seria pegar né para aliar o prazer da pesca com a diversão, mas valeu, o importante é participar”, disse. No domingo ele pescava ao lado dos filhos Tiago e Daví.

 

Parque Antenor

No Parque Antenor Martins houve pesca liberada de sexta-feira a domingo. Foi uma inovação feita pelo prefeito Murilo. O torneio de pesca aconteceu nos dois lagos do Rego D`Água e a pesca liberada no Antenor Martins. No Antenor Martins também teve shows todas as noites de sexta-feira a domingo. Um bem montado parque de diversões foi instalado para a diversão das famílias daquela região da cidade.

Entre os que se divertiam no parque Antenor no domingo estava o motorista Josimar Aparecido Rodrigues, de 47 anos, ao lado da esposa Rosangela, de 37 anos. Até às 10h da manhã ele já havia retirado três pacus do lago, o maior de 3 quilos. Ele também acha a festa muito importante para a diversão das famílias.

Com relação comercialização de peixes a meta foi superada, segundo Landimark Ferreira Rios, secretário de Agricultura Familiar e Economia solidária, que também coordenou a festa. Incluindo os peixes vendidos nos parques e aqueles soltos nos lagos passam de 20 toneladas. São produtos dos produtores de Dourados e ação de venda representa um ótimo incremento de renda para eles. “Cumprimos nosso objetivo mais uma vez; fizemos um grande evento”, afirma.