COM REATIVAÇÃO DO COMTUR E PLANO DE AÇÕES, BODOQUENA COMEÇA PROJETO PARA DESENVOLVER O TURISMO LOCAL

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

balneario e pousada Recanto 3LLLS (34)
Balneário Recanto 3LLLS é uma das atrações turísticas de bodoquena. Local chega a receber mais de 1 mil turistas por dia no verão, maioria de Aquidauana e Campo Grande. (Foto: Dênes de Azevedo).

 

reuniao-eleicao-contur-bodoquena-160117 1
Prefeito Kazu Horii, ao lado da secretária de Turismo, Vivian Cruz, fala do lançamento de projeto para desenvolver o turismo. (Foto: Divulgação).

Dênes de Azevedo

 

Com a reativação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e eleição da nova diretoria e ainda a apresentação de um plano de ações começa a restruturação do setor de turismo em Bodoquena. A reunião aconteceu na noite de segunda-feira, dia 16, no centro de convenções da cidade, que está em fase de conclusão.

Ao lado do prefeito Kazu Horii, a secretária de Turismo, Vivian Cruz, coordenou os trabalhos. “Somando e unindo esforços vamos tornar o turismo um setor forte em Bodoquena, atraindo milhares de pessoas e gerando muito emprego e renda”, afirma o prefeito. Para isso ele conta com a experiência de Vivian, secretária de Turismo de Porto Murtinho por quatro anos. “Cada um fazendo a sua parte alcançaremos nossos objetivos”, diz a secretária.

Bodoquena é um dos destinos turísticos mais bonitos do Brasil, no entanto não é tão conhecido. Bonito “vende” alguns atrativos do município, mas a maioria ainda é desconhecida do grande público. A proposta da Prefeitura e do Comtur, segundo Vivian, é iniciar um trabalho de desenvolvimento de atrativos e estrutura, divulgação na mídia e em workshops no Brasil e no exterior, de modo a tornar Bodoquena um dos próximos grandes destinos brasileiros.

 

COMTUR

A nova diretoria do Contur para o triênio 2017/2019 ficou formada por:

– Erelandi Carvalho da Silva, (Landi) – presidente;

– Rosimeire dos Santos Cunha, (Rose) – vice-presidente;

– Jully Ana Niehues (Posto Confiança) – representante do Comércio;

– Claudia Aparecida Souza Bastos (Loja Maria Mineira) – suplente de representante do Comércio;

– Edir M. Flores (Hotel Flórida) – representante dos hotéis e pousadas;

– Iolanda Ferreira (Hotel Cachoeiras da Bodoquena) – suplente de representante dos hotéis e pousadas;

– Dayane de Moura (Sorveteria Dale) – representante de bares, restaurantes e similares;

– Cristina Gasperim (Espetinho) – suplente de representante de bares, restaurantes e similares;

– Lenir Alves dos Santos (Recanto 3LLLS) – representante dos atrativos naturais;

– Sandra Mariley Peixoto Aranda Massoni – suplente de representante dos atrativos naturais;

– Isaque Lopes Silva (monitor) – representante de guia, monitores e técnico em turismo;

– Reginaldo Medeiros Barretos (monitor) – suplente de representante de guia, monitores e técnico em Turismo;

– Jesiquenia Ferracini (JJQ Locadora de Veículos) – representante de transporte turístico;

– Queniel Ferracini (JJQ Locadora de Veículos) – suplente de representante de transporte turístico;

– Daniel de Jesus Martins Crispim (artesão) – representante da Associação dos Artesãos;

– Edneia Crispim (artesã) – suplente de representante da Associação dos Artesãos

 

reuniao-eleicao-contur-bodoquena-160117
Reunião no centro de convenções também reativou e elegeu a nova diretoria do Comtur. (Foto: divulgação).

O PROJETO

Além da reativação e eleição do Comtur foram apresentadas na reunião ações prioritárias a serem implementadas para o desenvolvimento do turismo. Entre elas está a discussão para a implementação da legislação que regerá o turismo em Bodoquena.

O projeto inclui um sistema de informações turísticas, com produção e disseminação de informações, apoio a pesquisas e estudos e criação de um banco de dados municipal.

As ações de marketing e divulgação preveem o uso maciço das redes sociais postando informações oficiais e institucionais, a elaboração de material de divulgação oficial e a realização de workshops sobre Bodoquena em Bonito, Campo Grande, Dourados, Corumbá, Bolívia e São Paulo. Além disso a Prefeitura vai criar um site oficial institucional e participará de feiras e rodada de negócios em grandes centros brasileiros e no exterior.

Também consolidará o calendário e eventos turísticos e culturais do município valorizando e promovendo as festas de Folia de Reis, Festa de São Sebastião, Carnaval – Folia Serrana, Festa de aniversário da cidade, Festa da Padroeira, Festa do Laço, Réveillon, Desafio da Serra da Bodoquena de Ciclismo (22 de abril), Corrida de Trilha Cara da Onça (24 de setembro), além de outros eventos.

Todas as ações preveem o envolvimento e fortalecimento da comunidade local. Para isto estão previstas oficinas de sensibilização e conscientização nos bairros e assentamentos, implantação do projeto ‘Eu sou da Serra da Bodoquena’ e implantação da disciplina de ‘Turismo Sustentável’ na Rede Municipal de Ensino.

Haverá incentivo à produção associada, com apoio à Casa do Artesão e implantação de um núcleo cultural. A proposta também é melhorar a Feira do Produtor, investir na Banda Municipal, incentivar a dança, teatro e música, manifestações culturais indígenas e a gastronomia. Um dos pratos a serem implementados como típicos da cidade é a Palga Serrana, feita a base de palmito de buriti e galinha caipira.

O projeto também prevê a proteção ao meio Ambiente. Para isto haverá constante sensibilização da comunidade, sinalização e orientação ao visitante com destaque para a proibição da caça e pesca, campanha sobre coleta seletiva de lixo, implantação do sistema municipal de destinação correta de resíduos sólidos, melhorias no viveiro municipal, arborização do município e implantação de lixeiras nas ruas da cidade e atrativos.