Com foco no avanço do turismo, Bonito sedia Rota do Desenvolvimento até quinta-feira

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

A cidade de Bonito sedia até quinta-feira a 6ª edição da Rota do Desenvolvimento, promovida pelo Governo do Estado e parceiros. O turismo é o mais importante setor para o desenvolvimento econômico, gerando emprego e distribuição de renda, valoriza da identidade cultural e incremento do capital social e, por isso mesmo, tem atenção especial nesta edição da Rota.

As atividades acontecem Centro de Convenções de Bonito, na Rodovia MS 178, Km 2. A programação do evento pode ser acessada no site: http://www.rotadodesenvolvimentoms.com.br/bonito/programacao-bonito/. As principais palestras na área do turismo são nesta quarta, 27. Das 08h às 09:30 tem ‘A Importância do Turismo’, com o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de MS), Nelson Cintra. Em seguida Mário Petrocchi fala sobre o ‘Planejamento e Marketing do Turismo em Áreas Naturais e Foco nos Mercados Nacionais e Internacionais’.

A Funditur participa do evento também com reuniões e atendimentos com foco no desenvolvimento do turismo de Mato Grosso do Sul. O objetivo é contribuir para o fortalecimento do setor turístico, visando a ampliação e diversificação da oferta turística.

Conforme o diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra, o programa governamental tem mobilizado empreendedores, o poder público e instituições dos mais variados segmentos, que buscam informações e oportunidades para o crescimento. “É uma importante ferramenta também para o turismo, pois promove e fomenta ações de incentivo através de inúmeras atividades. A finalidade é fortalecer o setor e a economia local, e assim também estimular a geração de emprego e renda”, destacou.

 

bonito-rotadesenvolvimento
Principais palestras terão foco no desenvolvimento do turismo. (Foto: Jessica Barbosa).

Planejamento

O consultor em turismo, professor universitário e autor de cinco livros sobre planejamento e gestão em turismo, hotelaria, agências de turismo e sobre marketing para destinos turísticos, Mário Petrocchi apresentará bases para a construção de um sistema integrado de turismo na Região Sudoeste, através de metodologia orientada de baixo para cima (bottom up). Na oportunidade, aponta sugestões com dois níveis de planejamento: os projetos em cada um dos nove municípios, seguidos pela construção de sinergias entre os mesmos, constituindo-se o projeto integrado de turismo da região.

“Serão apresentadas análises mercadológicas, sugestões de objetivos para o planejamento integrado, estratégias em marketing e o posicionamento competitivo em turismo, abordando o desenvolvimento de produtos”, pontua Petrocchi.

Os livros escritos por Mário Petrocchi são adotados pela maioria dos cursos de Turismo no Brasil e têm sido referência para numerosas dissertações e monografias. O resultado desses 15 anos de dedicação ao tema conferiu ao capixaba a condição de se tornar um dos mais respeitados especialistas do tema no Brasil. É consultor do Sebrae Nacional, no âmbito do Programa Sebrae de Turismo. Atuou como coordenador dos trabalhos de elaboração do Plano de Marketing Turístico para o Brasil, para o Ministério do Turismo.

A Fundtur também estará disponível para atender e realizar o cadastramento e o recadastramento dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur, Ministério do Turismo (MTur), durante a sexta edição da Rota do Desenvolvimento em Bonito, através do  sistema on-line de inclusão gratuita do Ministério do Turismo para registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo.

A Rota é realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sistema S e outras entidades do setor produtivo. O evento é uma oportunidade para quem busca inovação e informações sobre negócios.