Saiba como cuidar da máscara de tecido e se proteger do coronavírus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

mascaras

O uso de máscaras é obrigatório em todas as cidades de Mato Grosso do Sul e é uma medida para prevenção do coronavírus. É preciso utilizá-la ao sair de casa, seja para ir ao mercado, circular em espaços públicos ou pegar o ônibus. Para se proteger do coronavírus, além da correta utilização é necessária uma boa higienização. Só dessa forma o acessório de proteção é eficaz.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que é fundamental higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel antes e após usar a máscara. Isso independe de quem faz uso do acessório (se tem ou não tem sintomas da ).

Com as mãos lavadas, é preciso colocar a máscara sobre o rosto de modo que cubra tanto queixo quanto nariz. A máscara não pode ficar frouxa no rosto. Durante uso, não se deve tocar na máscara. Por isso, não é recomendado tirar e colocar a máscara, nem que ela seja removida durante a fala.

Após 2 horas de uso ou quando a máscara estiver úmida, troque-a por uma nova. Se for uma máscara descartável, não a reutilize, descarte-a imediatamente em uma lixeira fechada. No caso de máscara de tecido: higienizá-la com sabão ou água sanitária e deixar 20 minutos de molho.

Na hora de removê-la, faça isso por trás. A pessoa não deve encostar a mão no tecido, apenas nas alças laterais que ficam acopladas à orelha. Ou seja, não toque na parte da frente do acessório. Higienize novamente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

(com informações do Governo de MS)