Franquias 2018: 34 marcas novas no franchising em diversas áreas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Na contramão de vários setores econômicos, o franchising brasileiro vêm demonstrando ser uma boa estratégia de investimento para quem sonha estar à frente de um empreendimento. Aproveitando o crescimento no país, o mercado de franquias 2018 trouxe muitas novidades. Novas franquias foram lançadas em 2018 e, muitas das marcas que estrearam no franchising, oferecem gama maior de opções de negócios para os empreendedores brasileiros.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, as franquias registraram no primeiro trimestre deste ano faturamento 5,1% maior do que o registrado no mesmo período de 2017. Ao todo, o franchising brasileiro faturou mais de 38 bilhões de reais. A Associação prevê que, em 2018, o setor cresça até 10%, com o auxílio do aumento da confiança dos setores econômicos, atrelado à uma recuperação econômica local.

Alguns setores do franchising ganham maior destaque em 2018, como é o caso das franquias de alimentação. Mais tradicional do mercado, as marcas que atuam neste setor buscam seguir as mudanças no perfil e nos gostos dos consumidores brasileiros. A onda da vez, é o investimento em franquias de alimentação saudável, para quem faz refeições fora de casa e prefere alimentos mais frescos e saudáveis, como é o caso das franquias de fast casual.

Novidade no mercado brasileiro, os fast casual fazem parte de uma modalidade de restaurantes já está em alta nos Estados Unidos. A proposta é oferecer fast food saudável, com foco maior em alimentos frescos e mais nutritivos. Os restaurantes também são diferentes dos tradicionais do mercado, no qual são transformados em ambientes mais leves, sem serviço de mesa e com refeições entregues com qualidade superior.

Nos últimos cinco anos, o crescimento do mercado de alimentação saudável registrou aumento de 12,3% ao ano. De acordo com a Euromonitor, provedora global de inteligência estratégica de mercado, o setor deve crescer cerca de 4,4% ao ano, até 2021. A ABF afirma que as franquias de alimentação estão no topo do ranking dos segmentos que mais faturam no mercado: em 2017, o registro foi de 48,2 bilhões de reais, número que coloca o setor como responsável por 26% do faturamento do franchising no país.

As franquias de serviços educacionais fazem parte de outro segmento que vem demonstrando ser promissor. Somente em 2017, o setor faturou 10,8 bilhões de reais. Com modelos de franquia que oferecem serviços educacionais variados, alguns nichos atuam com maior destaque, como é o caso dos negócios de educação ligados à tecnologia.

O setor de serviços também mantém bom desempenho neste ano, principalmente ao se mostrarem como alternativa para quem pensa em investir em um modelo de negócio mais enxuto e com valores de investimento mais baixos. A ABF afirma que o setor de serviços e outros negócios cresceu 9,2% no ano passado, registrando faturamento de 22,9 bilhões de reais.

Como diferencial atrativo, os modelos de negócio deste segmento investem em nichos, para atrair maior clientela e empreendedores interessados em investir na área. Franquias de prestação de serviços domésticos, por exemplo, e marcas que atuam nas áreas de construção civil, estética e saúde oferecem diferentes possibilidades na prestação de serviços.

O segmento de saúde, beleza e bem estar, é um dos que apresentam bons rendimentos. A ABF informa que este segmento faturou mais de 30 bilhões de reais em 2017, com crescimento 12,1% maior que 2016.

A seguir, selecionamos franquias que chegaram ao mercado em 2018. Com diferentes modelos de negócio em variados segmentos do franchising, as franquias lançadas em 2018 oferecem opções variadas para quem sonha estar à frente de um negócio. Há negócios para todo tipo de perfil de empreendedor, capital disponível e objetivos profissionais. Os dados de investimento foram fornecidos pelas próprias empresas ou pela ABF.

1 – Instituto Ana Hickmann

O Instituto Ana Hickmann é uma rede de escolas profissionalizantes com cursos na área de beleza, como cabeleireiro, maquiagem, barbearia, manicure, moda, fotografia e gestão de salão. A marca faz parte do Grupo Kalaes.

Investimento total: R$ 158 mil a R$ 258 mil
Taxa de franquia: R$ 70 mil
Royalties: 8% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 81 mil a R$ 115 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

2 – TFlow

Especialista em roupas masculinas, a TFlow entrou no franchising com duas modalidades de franquias: o modelo home based, no qual os franqueados trabalham com vendas diretas, e o modelo de quiosque.

Investimento: R$ 15 mil a R$ 89,9 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil a R$ 25 mil
Royalties: não informado
Faturamento médio: R$ 20 mil a R4 40 mil
Prazo de retorno: 3 a 14 meses

3 – Mais Laser

Rede de clínicas de depilação a laser, a Mais Laser pretende inaugurar 30 unidades no próximo ano. A marca inova na oferta de serviços com tratamentos sob medida, sem pacotes e com o chamado Tratamento Garantido: por um preço fixo, o cliente realiza o número de sessões necessárias para eliminação total dos pelos.

Investimento: R$ 257 mil a R$ 271 mil
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Royalties: 8% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio: R$110 mil
Prazo de retorno: 19 meses

4 – Minutri

Especializada em alimentação saudável, a Minutri oferece aos clientes opções de cardápios naturais e sem conservantes. A empresa trabalha com linhas baby e kids, além de snacks, sobremesas, bebidas e refeições principais – há opções de massas, molhos, acompanhamentos, caldos, pratos sem glúten, sem lactose, veganos, funcionais, fit, com baixa caloria e personalizáveis. O franqueado encontra opção de franquia de loja, a partir de 230 mil reais.

Investimento total: R$ 230 mil a R$ 250 mil
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 67 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

5 – Lilibee

Fundada em 2011, a Lilibee é uma rede de franquias especializada em quartos de bebê e crianças, além de oferecer aos clientes itens para a maternidade. A marca, que estrou no franchising em 2018, conta com quatro lojas na capital de São Paulo, e um e-commerce com mais de três mil itens de mostruário.

Investimento: a partir de R$ 450 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 5,5%
Faturamento médio: R$ 130 mil
Prazo de retorno: 36 meses

6 – Sucata Digital

A Sucata Digital se estruturou no mercado brasileiro como empresa especializada no processamento de lixo eletrônico. A marca atua na coleta de aparelhos antigos, resíduos e componentes eletrônicos, e os direciona a empresas de reciclagens parceiras. A franquia deve ser instalada em um galpão e o franqueado deve contar com um veículo para coleta, além de quatro funcionários na equipe da operação.

Investimento total: a partir de R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 42 mil
Prazo de retorno: 24 meses

7 – Beetools

A rede se posiciona no segmento de serviços educacionais como uma escola de idiomas disruptiva, alçando mão da tecnologia para promover um ensino mais interativo e personalizado de língua inglesa. São três modelos de franquias disponíveis para franqueados: sala em edifícios comerciais (especialmente voltado para grandes centros, como São Paulo), loja de rua e container.

Investimento: a partir de R$ 300 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8 – Hashtec

Fundada em 2017, a Hashtec tem foco em oferecer aos clientes um serviço rápido, que leva apenas algumas horas. Entre os principais serviços prestados pelas unidades da marca estão conserto de telas quebradas, touch travado, problemas com bateria e descarregamento de celular e reparo de aparelho que teve contato com água.

Investimento total: R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 9,9 mil a R$ 15,9 mil
Royalties: R$ 1 mil a R$ 1,8 mil
Faturamento médio: R$ 60 mil
Prazo de retorno: 9 a 10 meses

9 – Imobiliária Nova Capital

Apostando em expansão por franchising em 2018, a marca oferece aos empreendedores modelo de negócio enxuto, com baixo investimento e indicado, inclusive, para cidades pequenas. A marca trabalha com compra, venda e locação de imóveis e terrenos urbanos e rurais.

Investimento total: a partir de R$ 16 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 16 mil
Royalties: 8%
Faturamento médio: R$ 150 mil
Prazo de retorno: até 18 meses

10 – Fantástica Torta da Maria

Com quase 20 anos de mercado, a marca atua no segmento de alimentação, oferecendo ao público produtos caseiros e fabricados de forma tradicional. Os franqueados encontram modelo de franquia de loja, com cozinha gerenciada pelo próprio empreendedor.

Investimento inicial: R$ 110 mil a R$ 165 mil
Taxa de franquia: R$ 45 mil
Royalties: 4,5% sobre faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 130 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

11 – Confeitaria da Luana

No mercado desde 2010, a marca é especializada em bolos e doces e expandiu por franchising neste ano. Os clientes da marca encontram linhas de produtos exclusivos, com mix de 60 itens de bolos, cupcakes, brownies, cheesecakes, biscoitos e brigadeiros. O modelo de franquia é o de loja, que pode ser instalada em ruas ou shoppings centers.

Investimento total: R$ 200 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 3% a 4% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

12 – Smartgarage

Fundada em 2014 na capital de São Paulo, a Smartgarage é especializa em soluções automotivas. A marca expandiu por franchising em 2018 e pretende ser inovadora ao oferecer serviços e produtos voltados para lojas de som e acessórios automotivos.

Investimento: a partir de R$ 90 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: 3%
Faturamento médio: R$ 85 mil
Prazo de retorno: 25 a 33 meses

13 – Corte Kids

Com dez anos de experiência no segmento de beleza, a Corte Kids inicia expansão por franchising. A marca é especializada em cortes de cabelo para crianças, nicho ainda pouco explorado no mercado de estética e beleza. Os franqueados encontram dois modelos de negócio, com investimento a partir de 142 mil reais: franquia compacta e franquia premium.

Investimento total: a partir de R$ 142 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: 24 meses

14 – Dona Nuvem

Apostando em inovação no segmento de alimentação, a Dona Nuvem oferece aos clientes um produto que está entre o sorvete e o algodão doce. A franquia aposta neste ano em expansão por todo o país, oferecendo aos franqueados os modelos de investimento de loja e quiosque.

Investimento total: R$ 180 mil a R$ 350 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 5%
Faturamento médio: R$ 40,8 mil a R$ 51 mil
Prazo de retorno: até 24 meses

15 – SGS Unigeo

Pertencente ao Grupo SGS, a SGS Unigeo é especialista em agricultura de precisão. A marca atuação no sudoeste de Goiás e nos estados de Matos Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Investimento inicial: R$ 260 mil
Taxa de franquia: R$ 65 mil
Royalties: 50%
Faturamento médio: R$ 175 mil
Prazo de retorno: 23 meses

16 – Arcade XP

Fundada em 2017, a marca se lançou no franchising em 2018, com um modelo enxuto de franquia de games. Adotando o formato de quiosque, a Arcade XP oferece opções diversas de jogos – desde grandes lançamentos até os mais clássicos – em diferentes consoles, como Playstation 4, PlayStation VR (específico para realidade virtual) Xbox One, Nintendo Switch e Arcade.

Investimento total: a partir de R$ 99,5 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: 4% a 8%
Faturamento médio: R$ 20 mil a R$ 40 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

17 – Completinha

Especializada em meio de pagamentos, a Rede Pay lançou a Completinha como modelo de franquia. O franqueado da marca atua na venda de equipamentos POP para empresas de varejo e prestadores de serviços, trabalhando com máquinas que oferecem soluções para o processamento de transações em cartões de débito e crédito. O empreendedor atua em modelo de franquia home based.

Investimento total: a partir de R$ 6 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: R$ 254
Faturamento médio: R$ 6,3 mil a R$ 25,2 mil
Prazo de retorno: 3 a 6 meses

18 – Ceofood

Pertencente ao Grupo Aplicativos Franchising, o Ceofood foi lançado em 2018 como novo aplicativo de delivery de comida. Com foco em cidades pequenas e zonas periféricas, a proposta do Ceofood é reunir restaurantes que trabalham com tipos de alimentos variados, oferecendo aos consumidores a possibilidade de fazerem pedidos de diferentes locais na mesma plataforma.

Investimento total: R$ 20 mil a R$ 100 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 80 mil
Royalties: R$ 300 ou 15% (o que for maior)
Faturamento médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

19 – Spaccio RAR

Criada pela marca RAR, a Spaccio RAR foi desenvolvida para ser uma rede de franquias de loja com conceito empório gourmet. A marca vende produtos premium, da própria RAR, e de marcas parceiras.

Investimento: a partir de R$ 546 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: não informado
Faturamento médio:R$ 105 mil
Prazo de retorno: 36 meses

20 – Bom Galeto

A marca oferece aos clientes a especialidade da casa: refeições servidas com galeto, grelhado na brasa. A Bom Galeto está no mercado de alimentação há 40 anos, e oferece aos franqueados três modelos de negócio: express, focado em delivery; standard, próprio para lojas entre 50 e 100 metros quadrados; e o modelo full, próprio para locais com mais de 100 metros quadrados.

Investimento total: a partir de R$ 345 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil a R$ 80 mil
Royalties: 3% a 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

21 – Clube Men Salon

A Clube Men é uma barbearia gourmet, que oferece aos clientes serviços completos de estética voltados para o atendimento do público masculino. A rede oferece corte de cabelo, barba, hidratação capilar, coloração, escovas, pigmentação de barba, esfoliação facial, depilação, manicure e pedicure, massagens, entre outros. Fundada em 2014, atualmente a marca conta com nove unidades ativas.

Investimento total: R$ 100 mil a R$ 250 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil a R$ 75 mil
Royalties: 7%
Faturamento médio: R$ 15 mil a R$ 35 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

22 – Openlaser

Fundada em 2018, a marca expandiu em franchising no mesmo ano, e já conta com 10 unidades franqueadas. A rede é especializada em depilação a laser. Com modelo de negócio de fácil gestão, as franquias Openlaser são indicadas para shoppings centers.

Investimento: a partir de R$ 795 mil
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Royalties: 8% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

23 = Hub in Touch

Empresa fundada por investidores espanhóis e brasileiros, a Hub in Touch surgiu no mercado internacional com o objetivo de oferecer soluções empreendedoras e tecnológicas no mundo da internet. O carro chefe é o Wifi HotSpot, que garante que estabelecimentos conheçam o número de celular de quem se conecta à rede de internet, permitindo criar uma relação de proximidade com possíveis clientes.

Investimento: R$ 20,4 mil a R$ 27,8 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: R$ 490
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

24 – Meu Lado Natureba

Fundada em 2001, Meu Lado Natureba surgiu com a proposta de trazer aos consumidores opções para uma alimentação mais saudável e natural, com um variado mix de produtos. A rede comercializa snacks, suplementos alimentares, produtos naturais e a granel, além de contar com uma linha de marca própria. Com modelo de franquia de loja virtual, a marca oferece um negócio de baixo investimento e alta rentabilidade: a taxa de lucro é de, em média, 20%.

Investimento: R$ 9 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: 20% sobre a venda
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 10 meses

25 – Alô Madruga

Desde 2011, o Alô Madruga se tornou referência no segmento de lojas de conveniência. As franquias oferecerem serviço delivery, com mix de produtos variado. São mais de 500 opções de itens, incluindo 100 rótulos de bebidas e mais de 200 opções de snacks doces e salgados, além de sorvetes, artigos de tabacaria, entre outros produtos. Em cinco anos, a marca pretende ter inaugurado 100 unidades.

Investimento: a partir de R$ 200 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: 6%
Faturamento médio: R$ 120 mil
Prazo de retorno: de 24 a 30 meses

26 – Quisto

Rede de franquias de seguro, a Quisto estreou no mercado de franquias em 2018. A marca faz parte do grupo Encontre Sua Franquia e pretende, até o final de 2019, ter inaugurado 300 unidades em todo o país. Os empreendedores encontram dois modelos de franquia, de baixo investimento: home based e loja.

Investimento total: a partir de R$ 11,99 mil
Taxa de franquia: R$ 9,99 mil
Royalties: R$ 200
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

27 – UseOdonto

A UseOdonto é especialista em serviços odontológicos, com a proposta de se destacar no mercado oferecendo atendimentos mais humanizados. Fundada em 2018 e estreante no mercado de franquias odontológicas, a marca já possui três unidades: em São José do Rio Preo (SP), Bady Bassit (SP) e Uberlândia (MG). A rede trabalha com três modelos de franquia: solo, trio e top, com investimentos que variam entre 45 mil reais a 150 mil reais.

Investimento total: R$ 45 mil a R$ 150 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 60 mil
Royalties: 1/2 salário mínimo
Faturamento médio: R$ 25 mil a R$ 180 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

28 – Valor Web

Atuando em um dos segmentos mais promissores do mercado de comunicação, a marca está no mercado há mais de 15 anos e oferece aos empreendedores franquia barata e lucrativa. A Valor Web trabalha com soluções práticas em marketing digital, a rede conta com um portfólio de serviços que ajudam a impulsionar os negócios de empresas na internet. Com foco em resultados, a Valor oferece desenvolvimento de websites e de e-commerce, assessoria de mídias sociais, anúncios patrocinados e Google Adwords.

Investimento total: R$ 5,9 mil a R$ 75 mil
Taxa de franquia: R$ 5,9 mil a R$ 35 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 15 mil a R$ 45 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

29 – Samsonite

Líder global em malas de viagens, Samsonite anuncia a abertura de expansão via franchising no Brasil. A franquia House of Samsonite disponibiliza aos consumidos três marcas consagradas. Além do carro chefe, estarão à disposição novos produtos da American Tourister e Xtrem, especialista em linhas de mochilas casuais e esportivas, com foco no público jovem. Com bom desempenho no mercado de malas e artigos para viagem, a Samsonite pretende, ainda, desenvolver outras linhas de produtos para o público.

Investimento total: R$ 600 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: não informado
Faturamento médio: R$ 150 mil
Prazo de retorno: 36 a 48 meses

30 – Mr Pottier

A rede de franquias de alimentação trabalha com o fondue de chocolate como um de seus principais produtos, além de ter em seu cardápio o exclusivo Apple donut, prato que é a grande aposta da marca. A franqueadora trabalha com dois modelos de franquia, ambos com formato mais compacto: quiosque e carretino.

Investimento total: R$ 150 mil a R$ 200 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: R$ 2,5 mil a R$ 4 mil
Faturamento médio: R$ 35 mil a R$ 45 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

31 – Celular Gold

Especializada em reparos em celulares, tablets, venda de acessórios para dispositivos móveis, a Celular Gold expandiu por franchising em 2018. O modelo de franquia disponibilizado aos empreendedores é o de loja física. Com investimento de 120 mil reais, o franqueado atua em franquia modelo de loja e estrutura precisa ter, no mínimo, 25 metros quadrados. O retorno é atrativo: com faturamento médio mensal de 20 mil reais a 50 mil reais, a lucratividade do negócio gira em torno de 20%.

Investimento total: R$ 120 mil
Taxa de franquia: R$ 19,9 mil
Royalties: 10% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 20 mil a R$ 50 mil
Prazo de retorno: 18 meses

32 – Rede Site Fácil

A Rede Site Fácil atua no desenvolvimento de identidade viusal para empresas, além de prestar consultoria nas áreas de criação de sites e marketing digital. Com investimento a partir de 7,9 mil reais (valor da taxa de franquia), a marca oferece modelo de franquia enxuto, que pode ser operado tanto em sala comercial quanto em home office.

Investimento: R$ 13,9 mil
Taxa de franquia: R$ 7,9 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: de 4 a 8 meses

33 – Dr. Fiscal

Criada em 2018, a Dr. Fiscal oferece soluções a empreendedores que possuem negócios no regime de tributação do Simples Nacional. Com investimento de 25 mil reais, o modelo de franquia disponível é de operação home based. Não há necessidade de instalação de ponto comercial, e as franquia têm aplicação regional conforme a localidade do franqueado.

Investimento: R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 1 salário mínimo
Faturamento médio: variável
Prazo de retorno: 12 meses

34 – Rio Sul

Especialista em crédito consignado, a Rio Sul ingressa no mercado de franquias de crédito oferecendo aos empreendedores uma taxa de franquia atrativa, aliada a um baixo custo de implantação do negócio. Com investimento a partir de 80 mil reais, franqueados encontram modelo de franquia de loja, que pode ser instalada em ponto de rua ou andar comercial, com dimensões mínimas de 35 metros quadrados.

Investimento: R$ 80 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: 1%
Faturamento médio: R$ 300 mil
Prazo de retorno: 12 meses