Governo de MS destina R$ 9 milhões para bolsas de pesquisa científica

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

O Governo de Mato Grosso do Sul investe cerca de R $ 9 milhões em bolsas de estudos para pesquisa científica no Estado.

As bolsas de estudo abrangem desde a iniciação científica, especial a alunos do ensino médio do Estado, até a pós-graduação, com projetos em áreas prioritárias de Mato Grosso do Sul, o que, segundo o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, é “investir nas pessoas e no futuro”.

No Ensino Médio, o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de MS (PICTEC), concede 250 bolsas de iniciação científica, sem valor de R $ 400, a alunos do ensino médio de escolas públicas do Estado. 

Além de 50 bolsas para professores-orientadores estudantes estudantes, sem valor de R $ 800 mensais. 

Durante 12 meses de vigência do PICTEC, será investido R $ 1,68 milhão de recursos estaduais. O principal objetivo é o de despertar uma vocação científica e incentivos potenciais potenciais entre estudantes do ensino médio.

Para a pós-graduação, o Estado garante 65 bolsas de mestrado no valor de R $ 1500 cada, 46 bolsas de doutorado sendo R $ 2200 cada e 21 bolsas de pós-doutorado no valor de R $ 4100, cada, ao longo dos 48 meses de vigência do PDPG, no qual foram investidos R $ 4,4 milhões da CAPES e R $ 3 milhões, em contrapartida, da Fundect, totalizando R $ 7,4 milhões.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, destaca que as bolsas permitem a continuidade das pesquisas em Mato Grosso do Sul.

“Acho que esse é um ponto fundamental, não se consegue falar em inovação em ciência e tecnologia, sem financiamento, e esse financiamento tem sido através dos editais, com recursos próprios do Governo do Estado. Não há como pensar em desenvolvimento, ciência e tecnologia, sem o sistema de bolsa adequado e o sistema de bolsa para praticamente todas as áreas. Temos priorizado o que o Estado realmente está precisando. É nessa linha que estamos priorizando, também, o sistema de bolsas, seja ela mestrado, doutorado, para que a gente possa realmente desenvolver no Estado, pesquisas de base, mas que gerem resultados para uma sociedade ”, afirmou.

As bolsas, tanto do PDPG 2021 quanto do PICTEC, devem começar a ser página em setembro.

Os investimentos são feitos por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).