Prefeitura de Dourados atende lei federal e disponibiliza Portal da Transparência

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

 

A Prefeitura de Dourados atendendo o que determina a Constituição Federal, principalmente através da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar n.º 101/00), a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/09), e a Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/11), disponibiliza o Portal da Transparência, através do site www.dourados.ms.gov.br.

O Portal está no ar desde sexta-feira (13/05) e fornece dados sobre gastos da administração, contratos, repasses, convênios, licitações, receitas, quadro de pessoal com vencimentos, permitindo ao cidadão acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. A Lei de Acesso à Informação é direito da sociedade disponibilizando informação ou documento que não tenham caráter pessoal ou que não apresentem sigilo.

O cumprimento da Lei, conforme relatou o contador do município Rosenildo França foi repassado pelo prefeito Murilo como prioridade. “Conseguimos reunir todas as informações e transformar em planilhas em um espaço de fácil acesso”. Rafael Koller, diretor de Tecnologia da Informação, ressaltou que “nossa maior preocupação durante a elaboração do site foi o cidadão e por isso procuramos facilitar ao máximo”. Luiz Moraes da Controladoria do município garantiu que o site é bastante detalhado.

Qualquer cidadão, segundo ele, não terá dificuldade em obter esses dados. Na pagina oficial da prefeitura tem um ícone com o nome “transparência” e basta um clique para entrar no Portal. A partir daí, de forma simples todos os serviços aparecem na pagina e a pessoa pode clicar naquele que lhe interessa, obtendo ali toda a in formação que precisa.

Para o prefeito Murilo o Portal Transparência é um mecanismo que dá ao cidadão a possibilidade de acompanhar todas as ações da administração e, ao mesmo tempo em que ele passa a fiscalizar essas ações ele se aproxima do poder público. Murilo ressalta que a transparência, desde que assumiu a prefeitura, é um compromisso e vem sendo aplicada em tudo que é executado pelo município. “Nosso objetivo sempre foi o de valorizar e aplicar com responsabilidade cada centavo arrecadado e, estamos cumprindo”.