MS projeta crescimento do PIB acima de 3,5% em 2022

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura (Semagro), Jaime Verruck apontou que Mato Grosso do Sul pode ser o estado com melhor crescimento do produto interno bruto (PIB) do país em 2022.

A informação foi repassada ao vivo durante o Programa Prosseguir, na manhã desta terça-feira (3).

“2022 será um grande ano para Mato Grosso do Sul, principalmente na geração de empregos, então prepare-se porque haverão oportunidades”, disse.

Segundo indicador da pasta, este ano o PIB deve fechar com crescimento de 3,5% em relação ao ano anterior, que foi de $ 23,5 bilhões. Para 2022, há expectativa de aumento de 5,5%.

Verruck elencou três motivos para o crescimento: o agronegócio, que deve crescer mesmo com a interferência do clima; o investimento público; eo investimento privado, como indústrias de etanol, celuloses e frigoríficos.

As projeções foram feitas pelo próprio governo, já que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela função, só analisa dados de grandes estados.

Uma das grandes responsáveis ​​pelo otimismo da Semagro é a Fábrica Suzano, que pretende investir R $ 14,7 bilhões nos próximos anos para construir sua maior fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo.

“Só a Suzano, com R $ 15 bilhões em capacidade plena, gera um crescimento do PIB durante a construção de 3%. Então só ela, em termos líquidos, gera para o próximo ano crescimento de 3%”, explicou.

Somente no ano passado, a Suzano gerou mais de 1,3 mil vagas de empregos em todo o Estado , sendo 217 delas para o setor industrial e 1.094 para atender ao setor florestal da empresa.

Durante o primeiro semestre de 2021, a fábrica conseguiu empregar 714 pessoas. Atualmente, o empreendimento tem cerca de 6 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

“Isso já é fato e já está ocorrendo. Se a gente somar Suzano, com a questão do etanol e mais um outro empreendimento que está sendo lançado, são R $ 20 bilhões”, completou.