MS alinha projetos de concessão e financiamento no BNDES

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Projetos de interesse de Mato Grosso do Sul no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foram discutidos ontem (11) pelo governador Reinaldo Azambuja em videoconferência com o presidente do banco, Gustavo Montezano. Pelo menos seis propostas nas áreas de energia, infraestrutura e turismo entraram em debate.

A possibilidade do banco financiar obras em novos eixos rodoviários do Estado foi um dos pontos centrais do encontro. A expectativa é que o Governo do Estado tenha acesso às linhas de crédito do BNDES ainda neste ano, quando o Tesouro Nacional atualizar a capacidade de financiamento do Estado.

Outro ponto tratado na reunião foi o estudo que o BNDES tem feito em relação à concessão dos serviços de gás natural no Estado, geridos pela MSGás. “O estudo é para que Mato Grosso do Sul tenha uma nova modelagem de contrato. Isso vai para consulta pública quando for finalizada a análise e a ideia é que a gente faça renovação da concessão por mais 30 anos”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que acompanhou as tratativas.

A possível concessão de cinco parques estaduais à iniciativa privada, que pode alavancar o turismo em Mato Grosso do Sul, também foi discutida. “O BNDES está finalizando o estudo e até julho vamos ter uma posição sobre a viabilidade”, disse Riedel. Estão nos planos de concessão os parques estaduais Várzeas do Rio Ivinhema, Nascentes do Rio Taquari e do Prosa; o Parque das Nações Indígenas; e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul.

Por fim, projetos que potencializam sistemas de armazenagem do setor agrícola; que melhoram uma estrada em Nova Andradina; e que transformam Mato Grosso do Sul em um estado carbono neutro pautaram a videoconferência.

“Uma reunião com muitos assuntos, mas todos com encaminhamento prático para que a gente chegue até final do ano com resultados importantes para o Estado. Saímos da reunião já com outra agenda confirmada para junho para acompanharmos o andamento das propostas”, pontuou o secretário.

A secretária especial de Parcerias Estratégicas do Governo de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, também tratou dos temas com a diretoria do BNDES. “Até o fim do ano teremos importantes definições para o Estado, incluindo a licitação para concessão dos parques estaduais, que devem ir a leilão no último trimestre de 2021. Ainda nesse semestre concluiremos o novo modelo do Marco Regulatório do Gás, que deverá ir à consulta pública até julho ou agosto. E também já esta bem avançada a discussão sobre linha de credito para diversas obras de infraestrutura, além de outras demandas que o governador apresentou e que o BNDES recebeu muito bem”, detalhou Detoni.