Dourados comemora 84 anos nesta sexta-feira

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

dourados-aerea

Considerada a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados comemora aniversário hoje, dia 20 de dezembro. A cidade, que segundo estimativa do IBGE é lar para cerca de 218 069  habitantes, completa 84 anos de emancipação político-administrativa.

Fundada em 1935, a cidade teve lento desenvolvimento até metade do século XX. Com a abertura das rodovias a partir da década de 50, o município passa a crescer rapidamente, tornando-se ponto econômico e cultural estratégico.

Com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, Dourados é considerado um dos principais pólos regionais, movendo parte dos setores agropecuários e de serviços do Estado. O município recebe grande fluxo de turistas, já que é ponto de passagem para quem tem como destino Bonito e o Pantanal sul-mato-grossense.

Dourados também é procurada por moradores de cidades próximas, sendo pólo regional para 33 municípios. No município, a população vizinha procura serviços de saúde, compras, diversão e emprego.

POLÍTICA

Politicamente, Dourados é representado em Brasília pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB).

Já na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, cinco deputados são provenientes do município: Barbosinha (DEM), Zé Teixeira (DEM), Renato Câmara (MDB), Marçal Filho (PSDB) e Neno Razuk (PR).

No executivo estadual, o douradense Murilo Zauith (DEM), vice-governador do Estado.

FUNCIONAMENTO

Alguns serviços da cidade sofrem alteração com a data festiva. O feriado é obrigatório apenas para órgãos públicos, bancos e alguns estabelecimentos comerciais.

O comércio no centro da cidade abre as portas normalmente na sexta-feira.

COMEMORAÇÕES

Para comemorar a data, a Prefeitura de Dourados preparou programação com shows que acontecem na Praça Antônio João. No local, estão acontecendo comemorações ligadas ao Natal desde quarta-feira (18).

O evento começa à partir das 16h, com o show infantil da Liga do Bem, projeto social voluntário formado por mais de 80 personagens e super heróis. A iniciativa traz também a distribuição de mil ingressos para o parque de diversões durante todo o dia 20.

Já no período da noite, são previstos shows com Mazinho & Luciano, João Paulo e também com a dupla Paulo & Jean. As comemorações fecham com animação do DJ Vini Araújo.