“Tudo aquilo que era artificializado demais vem desaparecendo”

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Facundo Guerra ministrou palestra na Aced. (Foto: Assessoria da Aced).
Facundo Guerra ministrou palestra na Aced. (Foto: Assessoria da Aced).

Através de suas experiências como empreendedor, dono de bares e restaurantes badalados de São Paulo, Facundo Guerra palestrou para dezenas de pessoas no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). Com a fala solta, sem muitos protocolos, Guerra provocou o público com a seguinte indagação “Sua empresa está preparada para o novo mundo?”.

O empreendedor considerado o maior nome do entretenimento paulistano contou um pouco da trajetória de erros e acertos neste universo, onde inovar é mais do que necessário. Mas, não qualquer tipo de inovação. Ele trouxe para o público exemplos de negócios na área de alimentos que apostaram na simplicidade e principalmente na qualidade. Combinação que com muito trabalho leva ao sucesso.

“Acredito que hoje em dia estamos passando pela hegemonia do produto. Tudo aquilo que era artificializado demais, que era ‘gourmetizado’ demais vem desaparecendo. Um produto simples pode ter o mesmo preço de um gourmet. Afinal, pra fazer um simples bem feito também exige muito. Eu prefiro o primeiro caminho, o simples ético e politicamente bem pensado, do que o ‘gourmetizado’ complexo e artificial”, explica Guerra.

Guerra é CEO do Grupo Vegas, tem seis negócios voltados ao entretenimento, entre bares, espaços públicos e casas de show, e planeja abrir outros empreendimentos em breve. O primeiro contato com esse mundo foi através da boate Vegas aberta na Rua Augusta região de São Paulo que tinha fama por ser ponto de prostituição. Os anos passaram, o sucesso veio e a boate ajudou a mudar o conceito e o público da região, hoje uma das mais disputadas da noite paulistana.

Mas para quem pretende abrir um empreendimento nessa área, Guerra já alerta que é necessário antes de tudo um bom propósito. “Não vale a pena abrir um restaurante por abrir, é um risco muito alto. Agora se você encontra uma fórmula e embute essa fórmula no teu projeto, você tem uma chance muito maior de ser bem sucedido. O produto em si não quer dizer mais nada. O produto é esférico, tem múltiplas dimensões. Está em tudo! No prato, na trilha sonora e no preço”, pontua.

A presidente da Aced, Elizabeth Rocha Salomão destacou a oportunidade de realizar eventos como este em parceria com o Sebrae/MS e Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul. “Foi uma noite agradável. É muito bom ouvir o empreendedorismo de uma forma leve e descomplicada. E nós, enquanto diretoria, queremos sempre trazer os nomes do momento pra inspirar nossos associados”, afirma. O evento foi realizado na noite de terça-feira (29), data em que a associação completou 73 anos.