Maria Izabel é a receita típica da culinária de Mato Grosso

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Gastronomia cuiabana surgiu do isolamento na Guerra do Paraguai

 

Maria Izabel é um prato muito consumido no café da manhã no Mato Grosso. (Fotos: Sabores de Mato Grosso).

Da Redação

Sem condições de adquirir alimentos e produtos de fora, os cuiabanos tiveram que consumir somente o que cultivavam durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870. Desse isolamento surgiram alguns pratos típicos da região, como a carne com arroz, denominada ‘Maria Izabel’, e a carne com banana verde, conforme o historiador e professor em gastronomia Elson Figueiredo.

“Tem toda uma história e identidade de cada prato. A Maria Izabel, por ser simples, saborosa, agregou valores e não é interessante só na hora do quebra-torto (café da manhã dos cuiabanos)”, pontuou.

Assim como a Maria Izabel, os cuiabanos uniram dois produtos que tinham com fartura e criaram outro prato típico, que é a carne bovina com banana verde, também muito produzida na região. “Temos carne com fartura”, disse o gastrônomo, ao citar que o peixe também se tornou popular por causa dos rios no entorno da capital mato-grossense. “Tem vários pratos que pensamos ter vindo de outros estados, mas é daquilo que produzimos e relacionados ao nosso bioma”, disse.

 

 

 

Ingredientes:

-1kg de arroz escolhido e lavado

-½ kg de carne seca em cubinhos e dessalgada

-4 dentes de alho

-1 cebola média picadinha

-Óleo e água o suficiente

-Salsa e cebolinha picada

 

Preparo:

Em uma panela de ferro, frite a cebola no óleo até dourar. Junte o alho e a carne e deixe fritar. Em seguida, coloque o arroz e refogue por 10 minutos mexendo sempre. Coloque a água fervente até cobrir o arroz. Se precisar coloque sal. Deixe cozinhar até o arroz ficar “al dente”. Salpique salsa e cebolinha. Sirva com farofa de banana.

 

(Com G1 e Sabores de Mato Grosso).