Com 3.760 lojas O Boticário vence prêmio ‘Melhores Franquias do Brasil’

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
o boticario - melhor franquia brasil 2016
Diretores da empresa recebem o prêmio. (Foto: Divulgação).

Um negócio que começou como uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba ganhou o prêmio “A Melhor Franquia do Brasil 2016. “O Boticário”, rede de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal, foi escolhida entre 500 empresas.

O prêmio “Melhores Franquias do Brasil” é organizado pela Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, da Editora Globo. 500 redes se inscreveram para a premiação. A farmácia “O Boticário”, foi criada em 1977, por  Miguel Krigsner.
Hoje, a rede tem 3760 unidades no Brasil e 110 no exterior. O faturamento chega a R$ 10 bilhões por ano.
O vice-presidente da rede, André Farber, explica que a própria franqueadora fabrica e fornece os cosméticos para os franqueados. O vice-presidente também destaca a força da marca, dizendo que hoje  são 120 pessoas que cuidam dos 900 franqueados. A cada três semanas, as lojas mudam a disposição dos produtos pra ficar sempre com cara nova.
Tudo é pensado para atrair o cliente pelos cinco sentidos. Primeiro o visual: ela é toda colorida. Depois, o aroma, o tato e uma espécie de conteúdo emocional dos produtos. A loja é um convite para as sensações. A rede teve bom desempenho no ano passado.
O faturamento cresceu 7%. Mas, o negócio é bem fechado. Só quem já é franqueado pode abrir outras lojas. Por isso, a rede criou um programa para treinar sucessores. É um jeito de garantir o nome da marca para as novas gerações.
Olga Chiuratto, por exemplo, montou a primeira franquia da rede em São Paulo, em 1980. Ela gostou tanto do negócio que hoje tem 28 lojas.