Campanha de vacinação faz aumentar empreendedorismo no Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

O empreendedorismo em Mato Grosso do Sul atingiu o maior patamar desde o início da pandemia, com crescimento de 5% para a categoria formal e de 21% para a informal no mês de maio.

Segundo estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), o início da campanha de imunização contra Covid-19 é um dos principais fatores que levaram 48% dos empresários à acreditarem que dias melhores estão por vir na economia durante o ano de 2021.

Empresários do Pantanal são os que mais confiam nas medidas de biossegurança como fator de retomada da economia, representando 80%. 

Na região região Leste, esse percentual é de 75%, Sudoeste 71% e Centro-Norte 62%. 

Como forma de seguir os protocolos de biossegurança impostos pela pandemia, empresários apostaram na obrigatoriedade do uso de máscaras (34%), controle da lotação (25%), adequações na estrutura física (24%) e atendimento agendado (10%). 

Além do mecanismo de vacinação, divulgação e vendas on-line também é um dos fatores determinantes para apostar no comércio em meio a pandemia, com 13% de representação.

De acordo com o levantamento, neste mês de maio, 21% dos empregos informais cresceram e 5% de serviços formais também aumentaram.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, diz que a necessidade levou pessoas à apostarem no próprio negócio. 

“Para muitas pessoas que perderam seus empregos, ou que estavam trabalhando como informais, o empreendedorismo veio como uma opção forte de manutenção e recuperação da renda, nesse cenário incerto da pandemia”.

A pesquisa

Esta pesquisa é a 5ª edição do estudo Impactos do Coronavírus sobre o Comércio de Bens e Serviços de Mato Grosso do Sul e possui apoio do Sindivarejo Campo Grande. 

Foi realizada de  30 de março à 15 de abril de 2021, ouvindo 1.696 consumidores. 

Também foram entrevistados 103 empresários de 26 de abril à 5 de maio.

No total, 18 municípios participaram da pesquisa. Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Jardim e Maracaju são alguns deles.