ACED QUER INOVAÇÃO EM DOURADOS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Nova diretoria de Aced recebe moção de congratulações. (Fotos: Eliel Oliveira).
Nova diretoria de Aced recebe moção de congratulações. (Fotos: Eliel Oliveira).

O presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Nilson Aparecido dos Santos usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, na sessão da segunda-feira (17), a convite dos parlamentares. Ele destacou a atuação da entidade, os projetos já iniciados nos primeiros dias de gestão e apresentou propostas à Casa de Leis focadas na ciência e tecnologia.

Santos destaca que vem desenvolvendo com sua diretoria um trabalho de aproximação com diversas entidades representativas, como o Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Câmara Municipal, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Sebrae/MS e Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul). Ele pontuou que os encontros são reuniões de trabalho, das quais saem pautas a serem executadas em conjunto.

Alan Guedes, presidente da Câmara de Vereadores, reiterou o apoio da casa legislativa à Associação. “Todas as pautas do comércio e do empresariado, são também as pautas desta Casa de Leis”, afirmou.

À Câmara, Santos propôs a parceria para colaborar com duas propostas de estudo, através da Diretoria de Startup da associação. A primeira é para uma elaboração de um projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados. “Esse conselho tem como objetivo ajudar o município a estabelecer diretrizes para a política de inovação na região da Grande Dourados, através da criação de câmaras técnicas responsáveis pela discussão de programas, elaboração de leis e projetos inovadores da região com foco de crescimento econômico, social e ambiental”, afirma.

A segunda proposta é a criação do Parque Tecnológico da Grande Dourados, uma área física para instalação de empresas, centros de pesquisa, incubadoras e laboratórios que tem como foco a criação de um ambiente favorável à inovação tecnológica com foco no desenvolvimento econômico regional.

Ainda na Tribuna, o presidente destacou o Despertar para o Trabalho, projeto da associação criado há 20 anos que atualmente reúne dezenas de colaboradores mensalmente. Ele ainda anunciou a volta da Roda Empresarial, que reúne periodicamente empresários para discutir estratégias de fomento do setor.

A primeira Roda Empresarial da Gestão 2019/2022 será uma edição especial no dia 25 de julho, com palestra em parceria com a TV Morena. Também será realizada no dia 13 do próximo mês, uma feijoada em parceria com o Diário MS. As duas ações serão em comemoração ao Dia do Comerciante.

O vereador Maurício Lemes, presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Câmara de Dourados destacou as reuniões de trabalho já realizadas com a Aced e a parceria com a associação. “Estamos à disposição para discutir sobre qualquer projeto que for pertinente e que possa ter o talento de vocês nos orientando também naquilo que vamos fazer e trazer para votação nessa casa”, afirmou.

Além de apresentar projetos, a nova diretoria da Aced que tomou posse no dia 3 de junho, recebeu uma moção de congratulações. “Todo bom empreendedor é assim, começa com bons projetos e eu como empresária não poderia deixar de fazer essa moção”, ressalta a vereadora Marinisa Mizoguchi. A homenagem foi recebida pelo presidente, ao lado do vice Amarildo Ricci e diretores Cleuza Zornitta (Relações Públicas), Clécio Tina (Turismo), João Renato Arceno do Canto (Startup) e Whanderson Rodrigues (Startup).