Showtec 2018 oportuniza conhecimentos sobre sistemas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

O evento, considerado a vitrine tecnológica do agronegócio sul-mato-grossense, acontece nos dias 17 a 19 de janeiro de 2018, na Estação Experimentação da Fundação MS, em Maracaju. (Foto: Divulgação).
O evento, considerado a vitrine tecnológica do agronegócio sul-mato-grossense, acontece nos dias 17 a 19 de janeiro de 2018, na Estação Experimentação da Fundação MS, em Maracaju. (Foto: Divulgação).

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), estará presente no Showtec 2018. Durante o evento, que acontece em Maracaju, 17 a 19 de janeiro de 2018, produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros participantes poderão conhecer detalhes de pesquisas relacionadas aos sistemas sustentáveis de produção, entre outros temas que serão abordados no estande.

Nesta edição, a Fundação MS firmou uma parceria com a Embrapa na realização da programação técnica do evento. Os painéis e palestras vão acontecer no estande da Embrapa, em um auditório com capacidade para 200 pessoas. Além disso, ao longo do evento pesquisadores e analistas da Embrapa estarão no local, à disposição do público para diálogo tecnológico.

Os painéis ocorrerão diariamente no auditório do estande da Embrapa. Ao todo serão realizados sete painéis envolvendo várias instituições do agronegócio e com temas relacionados à sustentabilidade da produção agropecuária, com ênfase no tema Carbono Zero.

Programação

O primeiro painel acontece na quarta-feira, dia 17, com início às 14h, intitulado “Da Porteira para Dentro: Gestão e Inovação no Agro”.

Já na quinta-feira, dia 18, serão realizados três painéis, pela manhã, a partir das 9hs, acorre a primeira parte do painel “Sistemas de Produção em MS – Desafios e Soluções”; às 11hs, tem início o Painel intitulado “Encontro da Pecuária Sustentável”; no período da tarde, das 14h às 16h, haverá a segunda parte do  painel “Sistemas de Produção em MS – Desafios e Soluções” e ao final da quinta-feira, a partir das 17h, será realizado o “Encontro de Mulheres do Agronegócio: Aprendendo a domar os desafios econômicos na atualidade”.

Já na sexta-feira, dia 19, acontece pela manhã, a partir das 8h, o 4º Ciclo de Seminários Agrícolas do Setor Sucroenergético e a tarde, a partir das 14h, será realizado o Encontro de Jovens da Agropecuária. Confira aqui a programação técnica do Showtec 2018.

Vitrine tecnólgica – No campo, os participantes poderão ver as alternativas de arranjos de cultivo que representam a evolução histórica dos sistemas de produção e que gradativamente vêm melhorando a produtividade das lavouras e pastagens, agregando valor à produção, reduzindo a emissão de carbono e aumentando a competitividade do agronegócio brasileiro. “Será uma oportunidade de verificar in loco que a agricultura desenvolvida por meio de sistemas sustentáveis não é poluente, muito pelo contrário, ela contribui com a melhoria e a estabilidade da produtividade, melhorando o solo e reduzindo os riscos a cada safra”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Claudio Lazzarotto.

Showtec 2018 – O evento, considerado a vitrine tecnológica do agronegócio sul-mato-grossense, acontece nos dias 17 a 19 de janeiro de 2018, na Estação Experimentação da Fundação MS, em Maracaju (MS). O Showtec 2018 dá destaque ao tema “Carbono Zero”, que se refere às técnicas e tecnologias aplicáveis a agropecuária moderna, que retira o carbono prejudicial da atmosfera e o fixa no solo como componente melhorador das condições físicas e químicas das terras cultivadas.

 

Realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sicredi, Agrisus, Embrapa, A Granja e Caixa Econômica Federal.