Resultado da safra de soja são apresentados para a assistência técnica

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Apresentações de resultados de pesquisas reuniu Assistências Técnicas conveniadas à Fundação MS, em Maracaju. (Foto: Fundação MS).
Apresentações de resultados de pesquisas reuniu Assistências Técnicas conveniadas à Fundação MS, em Maracaju. (Foto: Fundação MS).

Na sexta-feira (5), a Fundação MS apresentou resultados de pesquisas relativas à safra de soja 2016/2017 para as assistências técnicas conveniadas à instituição. Cerca de 45 pessoas estiveram na sede da entidade, em Maracaju, com o objetivo de esclarecerem dúvidas a respeito de novas cultivares de soja, época correta para plantio, manejo de pragas e doenças, bem como estratégias para adubação, com base nos estudos realizados pelos pesquisadores ao longo do ciclo.

A partir do dia 10 de maio, o circuito de palestras com os resultados obtidos continuam, começando por São Gabriel do Oeste e passando por outros oito municípios do Estado. Os resultados são apresentados de acordo com a realidade de cada região, possibilitando que o produtor rural faça escolhas de materiais a serem utilizados conforme a necessidade. O foco das apresentações é levar aos participantes informações que poderão ser colocadas em prática durante o dia-a-dia.

O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, explica que as apresentações representam uma oportunidade para a expansão de conhecimentos e troca de experiências entre produtores rurais e demais profissionais da área. “Esperamos levar resultados efetivos e que auxiliem os produtores na tomada de decisão. As ferramentas existem e o nosso objetivo é levar informações atualizadas”, esclarece.

 Durante o encontro, foram apresentadas estratégias de adubação para o aumento de produtividade na cultura da soja, por meio de explicações do pesquisador Douglas Gitti. Em outro momento, os participantes tiveram acesso a resultados de materiais de soja da safra 2016/2017, através de explanação do pesquisador André Ricardo Gomes Bezerra. E, por fim, dicas importantes sobre manejo de pragas e doenças na cultura da soja serão repassadas pelo pesquisador José Fernando Grigolli.

Datas

As demais apresentações serão feitas em Sidrolândia (11/05), no Sindicato Rural; Dourados (12/05), no Sindicato Rural, durante a 53ª Expoagro; Maracaju (16/05), na Câmara de Vereadores; Rio Brilhante (17/05), no Sindicato Rural; Bonito (18/05), no Sindicato Rural; Amambai (23/05), no Sindicato Rural; Deodápolis (25/05), no Sindicato Rural; e em Campo Grande (12/06), na Famasul.

As apresentações de resultados de pesquisa da Fundação MS são realizadas em parceria com o Senar/MS, e promovidas com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS e Aprosoja-MS. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3454-2631.