Projeto ‘Cão Pastor’ utiliza habilidade de cães para pastoreio de rebanhos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Um projeto desenvolvido pelo curso de medicina veterinária da Uniderp explora a habilidade de cães para o pastoreio de rebanhos dos mais diversos animais. Trata-se do ‘Cão Pastor’, que oferece treinamento para cães de diversas raças, para serem utilizados nas propriedades rurais do Estado. A ação será apresentada aos visitantes do Showtec 2018, que será realizado entre os dias 17 e 19 de janeiro em Maracaju. Quem visitar a feira poderá assistir às apresentações de pastoreio de ovelhas e até mesmo interagir com os animais.

O médico veterinário Marcelo Monteiro, que coordena o projeto, explica que várias raças são aptas para o pastoreio e a escolha depende muito da habilidade de cada animal e do tipo de trabalho a que será designado. Cães da raça Border Collie, por exemplo, são úteis em práticas de manejo na pastagem ou até mesmo no curral de propriedades rurais. “Eles são os chamados animais arrebanhadores e mais indicados para áreas externas. O cão faz todo o trabalho de unir os animais dentro do cercado e trazer até quem o está conduzindo. Isso reduz tempo de trabalho”, explica.

Segundo ele, o contato com os cães pastores também ajuda a reduzir o estresse dos animais, o que automaticamente já reflete nos índices de produção. “Esta provavelmente é a principal vantagem da utilização dos cães pastores. A interação entre cão e animal de produção gera menos estresse do que o contato com humanos, aumentando a produção destes animais”, acrescenta.

Atualmente, 20 acadêmicos participam do projeto na universidade que, além do treinamento, também possibilita conhecimento sobre a parte clínica e reprodutiva dos animais. Depois de treinados, os animais podem pastorear gado, ovelhas, patos, galinhas e outros animais. Um único cachorro de pastoreio pode conduzir de 300 a 400 cabeças de ovinos ou 100 cabeças de gado. “Hoje, este trabalho está mais conhecido e o número de propriedades que utilizam o cão pastor vem crescendo consideravelmente”, afirma Monteiro.

Durante a feira, a apresentação será feita com ovinos, com demonstração de como é feito o treinamento com os cães e como é realizada a condução dos animais.

 

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Fundems, Semagro, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.