Produtividade do milho safrinha em MS deve ser a menor desde 2018

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

A seca está prejudicando a produtividade do milho em algumas áreas do Brasil e uma possível quebra para a safra do grão não está descartada. A situação é crítica especialmente em Mato Grosso do Sul e Paraná, que registram a menor umidade do solo dos últimos 30 anos.

No Paraná, a situação das lavouras é preocupante no oeste e norte do estado, regiões com maior produção do grão. Já no Mato Grosso do Sul, maior produtor de milho do país, a seca e a baixa precipitação devem resultar na baixa produção do milho safrinha.

Para o analista de culturas da Geosys Brasil Felippe Reis, a falta de chuvas regulares vai reduzir o potencial das lavouras. “Em Mato Grosso do Sul choveu, mas há uma preocupação para os próximos dias. Até o dia 15 deste mês devemos ter precipitações baixas. Por enquanto, o cenário está mais favorável que a safra 2016, mas devemos ter uma produtividade abaixo da que foi observada em 2018”, completa.

Para o mês de maio, indicadores de previsão americanos apontam mais chuva em regiões como Goiás, Rio Grande do Sul e Tocantins, mas outros modelos de previsão indicam falta de precipitação.