Prazo do CAR vence dia 5; um terço das propriedades rurais já fez cadastro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

car movel
CAR Móvel móvel do Imasul presta atendimento aos produtores em feiras e eventos. (Foto: Divulgação).

Em Mato Grosso do Sul, 25 mil propriedades rurais já realizaram sua inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o número de adesões “tem aumentado de forma animadora e significativa nas últimas semanas”, avalia o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Jaime Verruck. “É um número positivo e que nos anima. Esperamos que os proprietários rurais mantenham esse ritmo de procura nos próximos dias, mas temos de lembrar que o cadastro é obrigatório e estamos a 16 dias da data limite para fazer o CAR. O prazo termina em 5 de maio e é com essa data que trabalhamos”, reforça o secretário.

Na terça-feira (19), uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou relatório do Projeto de Lei de Conversão (PLC) com uma emenda prevendo o adiamento do prazo final do CAR para dezembro de 2017. A sugestão foi feita pelo deputado Luis Carlos Heinze, mas para se tornar lei, no entanto, o projeto ainda precisa da aprovação dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado para, em seguida, ser sancionado ou vetado pela presidente Dilma Rousseff.

“Estamos cientes das propostas que tramitam no Congresso, mas trabalhamos ainda com a data de 5 de maio como prazo final do CAR, portanto, continuamos nossa mobilização para que os proprietários rurais façam sua adesão até esse prazo”, afirmou Jaime Verruck. Com a intensificação da campanha de divulgação, mobilização e sensibilização para a inscrição no CAR, promovida pelo Imasul, o número de cadastros realizados no Estado de 1º a 20 de abril já superou em 35% a quantidade registrada no mês de março.

Entre as ações promovidas pelo Imasul para mobilizar os proprietários rurais a se cadastrarem no CAR se destacam a parcerias com a Agraer, Famasul e sindicatos rurais, além de campanhas na mídia. O CAR Móvel também desempenhou importante contribuição nas edições da Rota do Desenvolvimento em Dourados, Três Lagoas e Corumbá. A unidade móvel do Imasul que presta atendimento aos produtores esteve na Expogrande há 10 dias e estará na região de Bonito na próxima semana. (Da Assessoria da Semade).