Estudo destaca produtividade da soja plantada com antecedência

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) avaliou o desenvolvimento da soja plantada em diferentes épocas durante a safra 2020/2021, sob sistema de cultivo irrigado na região sul do Estado.

A soja plantada com antecedência, em 23 de setembro de 2020, alcançou produtividade média de 92,4 sacas por hectare (sc / ha), valor superior aos escolhidos normalmente na região, que ficam em torno de 84 sc / ha. 

O responsável pelo estudo é o professor Ricardo Gava, que desenvolve o projeto na unidade da UFMS em Chapadão do Sul. Ele explicou que como chuvas costumam se regularizar na segunda quinzena de outubro, contudo, quanto mais cedo o plantio da soja, mais seguro para a safrinha, seja ela de milho ou algodão.

“As chuvas param em abril / maio. O vazio sanitário para soja em nossa região acaba em 15 de setembro e os produtores muitas vezes só não iniciam o plantio nessa data por causa das chuvas, mas se você tem irrigação, pode começar sem medo” .

O estudo apontou ainda 15 de outubro como um dado ideal para soja, “mas pensando-se em um sistema de produção safra / safrinha, poder antecipar o início da safra é muito interessante”, opina.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Grupo de Pesquisa em Viabilidade Econômica de Irrigação, a empresa Desafios Agro e o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri). Além de ter a participação de estudantes da graduação e da pós-graduação em Agronomia da UFMS e de doutorado da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Os primeiros dados foram levantados nesta safra, mas o grupo continuará a pesquisar os próximos anos. 

“Tendo em vista que a fonte de renda e empregos de nossa região é a agropecuária ea soja tem grande papel, e que o principal fator de safras de safras é o clima, com instabilidade das chuvas, elaboramos um estudo com diferentes dados de plantio” , explicou Gava.

De acordo com o último levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga / MS) , uma expectativa de colheita da safra de soja é de 53 sacas por hectare em média, com volume esperado de 11.222 milhões de toneladas. A comercialização chega a 67,7%, com média de R $ 152,50 por saca.

Já a produtividade do milho está estimada em 93,4 sacas por hectare ea previsão é de que o Estado colha 10,618 milhões de toneladas do grão. O preço médio da saca está em R $ 78,6 e 84% da safra 2020 foi comercializada até o momento.