Com novidades, Showtec acontece de 16 a 18 de janeiro de 2019

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, apresenta programação do Showtec. (Foto: Divulgação).
Presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, apresenta programação do Showtec. (Foto: Divulgação).

Foi lançado no dia 28, o Showtec 2019, na sede do Sistema Famasul, em Campo Grande. Durante a cerimônia, a programação técnica da feira foi apresentada pela Fundação MS, instituição realizadora do evento. A feira está marcada para os dias 16, 17 e 18 de janeiro do próximo ano, em Maracaju (MS) e conta com mais de 100 expositores, mostras de tecnologias, maquinários agrícolas, painéis e espaços para realização de negócios.

Neste ano, a feira traz o tema “Gerando negócios, produzindo conhecimento”. O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, destacou os trabalhos realizados pela instituição, pautados em demanda e difusão. “Com as demandas, buscamos soluções para os problemas encontrados pelos produtores, por meio de nosso Conselho Técnico Científico. E com a difusão, devolvemos ao produtor a informação gerada pelo trabalho de pesquisa. O Showtec é uma dessas ferramentas de difusão de tecnologias”, afirma.

Mendes também destacou o Portal do Associado, ferramenta criada pela Fundação MS, onde o produtor pode comparar e escolher insumos agrícolas, variedades de soja e híbridos de milho com dados regionais dos últimos 10 anos. Essas informações podem auxiliar produtores rurais, empresas agrícolas, consultores e estudantes. Nesta plataforma, também estão inseridas as palestras em formatos de vídeos e relatórios.

Assim como nas edições anteriores, o protagonismo juvenil vem à tona por meio do Encontro de Jovens da Agropecuária. Desta vez, o assunto discutido será: “Fatos e Fakes do Empreendedorismo”. A ideia é estimular os participantes a despertarem características empreendedoras, encorajando-os na atuação local e a favor do agro.

Os participantes também poderão conhecer o Guia Prático de Altas Produtividades, uma estação para apresentação prática de tecnologias, criada pela Fundação MS para levar ao público tecnologias de manejo de solo, proteção de plantas e fitotecnia, que influenciam as altas produtividades de soja e milho no Estado.

Neste espaço, o público terá acesso a informações sobre velocidade de plantio e sistemas de distribuição de sementes em soja e milho, influência do tamanho da semente no potencial produtivo da lavoura de soja, uso de reguladores de crescimento na cultura da soja, efeito da época de dessecação pré-colheita sobre o rendimento da lavoura, fitotoxidez de diferentes herbicidas, controle biológico de pragas na soja e no milho e momentos de aplicação de fungicidas em soja.

Outra novidade é a criação de uma trincheira com mais de 20 metros de comprimento, onde serão demonstrados aspectos físicos, químicos e biológicos do solo. Temas como o uso de drones no agronegócio, sucessão familiar e a gestão da propriedade rural serão discutidos. Haverá uma vitrine de tecnologias hortifruti, instalada pela Fundação MS em parceria com o Senar/MS para expor os materiais disponíveis no mercado que favoreçam a produção de hortaliças.

A Embrapa também traz temas pertinentes ao agro, entre eles: o manejo das pastagens na pecuária eficiente, previsão de geada para o milho safrinha 2019, aplicativo Guia Clima e escolha inteligente da forrageira a cultivar. Haverá, ainda, mostras permanentes de tecnologias, com temáticas voltadas para o manejo, controle biológico, monitoramento, ferramentas para gestão da pecuária, entre outros itens.

A programação será finalizada com palestra ministrada por Paulo Hermann, membro da Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e presidente da John Deere no Brasil, empresa focada em máquinas e implementos agrícolas. Por meio de sua fala, os participantes poderão conhecer mais sobre o cenário de transformação tecnológica vivido atualmente pelo agronegócio e a importância das inovações para a evolução e o aumento de produtividade no setor.

Outras informações podem ser conferidas no site http://www.portalshowtec.com.br/.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp) e Embrapa.