53ª Expoagro terá ciclo de palestras com temas jurídicos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

expoagro-2016
O Ciclo de Palestras “Direito & Agronegócio” é uma realização do Sindicato Rural de Dourados . (Foto: Divulgação).

Além da programação técnica com palestras, simpósios e eventos setoriais, a 53ª edição da Expoagro também irá oferecer ao produtor um ciclo de palestras jurídicas com orientações sobre temas relevantes para o agronegócio. No total, serão cinco palestras gratuitas que irão abordar desde a tributação até invasão de propriedades e acidentes de trabalho, entre outros temas. O Ciclo de Palestras “Direito & Agronegócio” é uma realização do Sindicato Rural de Dourados e está voltado não somente a produtores rurais, mas também a contadores, advogados, acadêmicos e demais interessados. Todas as palestras serão realizadas no auditório do GPP (Grupo Plantio na Palha), nas dependências do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

O assessor jurídico do Sindicato Rural de Dourados, Joderly Dias do Prado Junior, explica que a entidade já atua com orientação jurídica junto aos seus associados. Agora, a proposta é ampliar o debate e transmitir conhecimento sobre temas que rondam o mundo do agronegócio. “Buscamos temas que sejam realmente relevantes para o nosso público, oferecendo orientação e sanando dúvidas do produtor rural”, explica o assessor.

A primeira palestra acontecerá no dia 12 de maio, sexta-feira, às 16h e irá abordar a tributação no agronegócio. O palestrante será Leonardo Furtado Loubet, especialista e mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Um dos assuntos abordados nessa palestra será o Funrural, que recentemente foi julgado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A palestra também irá abordar o ITR, além de outras questões tributárias.

No dia 15 de maio, segunda-feira, também às 16h, o tema será “A reforma da Previdência Social e seus efeitos no âmbito rural – Fator idade e contribuição”. O tema será ministrado pela advogada Luciana Ramires Fernandes Magalhães, especialista em Direito Previdenciário e conselheira titular da 4ª Subseção da OAB/MS.

Na terça-feira, 16 de maio, o tema debatido será a invasão de propriedades rurais e ações de defesa de posse, com João Waimer Moreira Filho, vice-presidente da Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócio da 4ª Subseção da OAB/MS. “O objetivo dessa palestra é orientar o produtor sobre quais atitudes ele pode ou não tomar em caso de invasões de propriedade e quais medidas adotar para retomada de posse”, explica Joderly do Prado.

Já no dia 17 de maio, quarta-feira, o tema será “O acidente de trabalho rural – suas implicações e modos de evitar”, com o advogado Leandro Luiz Belon, especialista em Direito e Processo do Trabalho e secretário-geral da 4ª Subseção da OAB/MS.

A última palestra deste ciclo acontece na sexta-feira, 19 de maio, com o tema “Crimes e infrações ambientais e suas consequências para o produtor rural”, com o advogado Ewerton Araújo de Brito, mestre em Direito Processual e Cidadania e professor de graduação e pós-graduação na UNIGRAN. Entre os assuntos abordados, estão o novo Código Florestal e orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

Sobre a Expoagro

A Expoagro é uma tradicional feira agropecuária, realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Dourados. Em sua 53ª edição, o evento traz ao público as últimas novidades do mercado agrícola e pecuário, exposições, leilões, shows musicais, entre outras atrações. O evento é organizado pela Sato Comunicação e conta com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS, Prefeitura Municipal de Dourados, Brahma, Governo de MS, Unigran, UEMS, Sicredi, Incorporadora São Bento, Hotel Ibis e Hotel 10.