Novo governador do Rotary, que é de Dourados, toma posse com metas de aumentar quadro social e contribuições para a Fundação Rotária

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

hermes e norma 1
Norma e Hermes. Ele toma posse como governador do distrito 4470 e ela como embaixatriz, no dia 2. (Foto: Divulgação).

Dênes de Azevedo

 

A partir do dia 2 de julho a cidade de Dourados se tornará a sede do Distrito 4470 do Rotary International pelo período de um ano. É que o administrador de empresas Hermes Araújo Rodrigues, de 48 anos, rotariano desde 1997 e atualmente sócio do Rotary Club Dourados, assume como governador do distrito para o ano rotário de 2016/2017.

Suas principais metas são o aumento do quadro associativo, a ampliação das contribuições para a Fundação Rotária e o aumento da visibilidade das ações do Rotary, que visam promover a boa vontade, a paz e compreensão mundial.

Hermes assume o distrito em substituição ao atual governador Manoel Bertoldo Neto, que também é de Mato Grosso do Sul, da cidade de Paranaíba. A esposa de Hermes, a empresária Norma Luci Rodrigues, assume a função de embaixatriz do distrito no lugar da esposa de Manoel, Adélia Ferreira.

A posse é no dia 2, um sábado, às 20h, no anfiteatro da unidade II da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e reunirá boa parte dos quase dois mil rotarianos do distrito. Só em Dourados são seis clubes de Rotary e mais a Casa da Amizade, que é a associação das senhoras de rotarianos.

Para a nova função, Hermes enfrentou dois anos de preparação. Foram vários treinamentos, entre eles o de Natal (RS), o do Rio de Janeiro (RJ) e o principal, em San Diego, na Califórnia (EUA), com sete dias de duração. Na Califórnia o treinamento reuniu os governadores eleitos de distritos do mundo todo com John Germ, presidente do Rotary International 2016/17, que também toma posse neste mesmo período na sede mundial do Rotary, em Evanston, no Illinois (EUA). Hermes estava acompanhado de Norma no treinamento.

Quando perguntado se um dia sonhou ser governador do distrito, Hermes respondeu da seguinte forma: “Creio que todo aquele que entra em Rotary e consegue assimilar o que a instituição prega acaba sonhando em chegar a esse posto, justamente para servir mais”.

Hermes foi indicado pelos clubes da região de Dourados e acabou sendo eleito por todo o distrito. No treinamento de San Diego foram debatidas as metas mundiais de Rotary. A partir destas, Hermes definiu as suas para o distrito.

A vida de Hermes no Rotary International começou na cidade de Jardim, no Rotary Club Jardim/Guia Lopes da Laguna, em 1998. Ele encabeçou a criação do clube na cidade, sendo o seu primeiro presidente. Em 2008, retornando para Dourados, sua cidade de origem, foi admitido como membro do Rotary Club Dourados, o ‘Douradão’, do qual também foi presidente.

 

METAS

A primeira meta de Hermes – não necessariamente nesta ordem – é aumentar o quadro social do distrito. “Vamos trabalhar para um ganho real de pelo menos um associado por clube até o final do ano rotário, fazendo com que o distrito chegue a 2 mil associados”, diz.

A outra meta é elevar as contribuições para a Fundação Rotária, entidade dos rotarianos que financia projetos humanitários no mundo todo, entre eles a erradicação da poliomielite. A meta é mandar R$ 300 mil dólares para a fundação. “É utopia, talvez seja, mas devemos lembrar que esse valor volta depois em projetos beneficiando as nossas comunidades carentes”, explica.

A terceira meta é desenvolver ações para tornar o Rotary mais conhecido e visível na sociedade. “Muita gente ainda não sabe o que é o Rotary e o que Rotary faz”, ressalta Hermes. “A partir do momento em que se conhece se desperta o desejo de participar e, consequentemente, nossos clubes e o distrito vai crescer”, acrescenta.

 

POLIOMIELITE

A campanha de erradicação de poliomielite no mundo foi encabeçada e é custeada há 30 anos pela Fundação Rotária. “Esta ano a Fundação Rotária está completando 100 anos e estamos a um passo de erradicar a poliomielite no mundo. Por isso devemos ter uma dedicação mais intensa às doações, cujos recursos também vão para custear a árdua missão de por fim a esse mal”, lembra.

De acordo com Hermes, a meta é erradicar a doença no mundo ainda na era do centenário. Atualmente há apenas 12 casos de pólio no mundo, que estão no Paquistão e Afeganistão, países com grandes comunidades Xiitas, que dificultam o acesso para a imunização das crianças. Xiita é uma seita do Islamismo, que significa “partidários de Ali (primo e genro do profeta Maomé)”, extremamente radical. “Será um marco para a humanidade exterminarmos a pólio; trabalharemos para isso”. Para que a doença seja considerada erradicada é preciso três anos sem nenhum caso.

 

hermes e o president munidal de rotary
Hermes e Norma com John Germ, presidente do Rotary International 2016/17, com sua esposa Judy. (foto: Divulgação).

O DISTRITO

O Distrito 4470 é formado por em 22 clubes de 11 cidades da região noroeste do Estado de São Paulo e 51 clubes de 31 cidades do estado de Mato Grosso do Sul, totalizando 73. Entre eles estão 3 clubes mistos instalados nas cidades de Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Ao todo frequentam as reuniões semanais dos clubes do Distrito 1.900 líderes.

No Estado de São Paulo os clubes de Rotary do Distrito 4470 estão em Andradina (3 clubes), Araçatuba (9 clubes), Avanhadava, Bilac, Birigui (3 clubes), Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Mirandópolis, Penápolis (2 clubes), Valparaíso. Em Mato Grosso do Sul       estão em Água Clara, Amambaí, Aparecida do Taboado, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Campo Grande (8 clubes), Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados (6 clubes), Fátima do Sul, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jardim/Guia Lopes da Laguna, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí (2 clubes), Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina (2 clubes), Paranaíba (2 clubes), Ponta Porã-Br/Pedro Juan Caballero-Py (3 clubes), Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Selvíria (2 clubes), Três Lagoas (2 clubes).

 

O ROTARY

O primeiro clube foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr – engenheiro de minas, Hiran Shorey – alfaiate, e Silvester Schiele – comerciante de carvão.

A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910, e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Clube fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá. Em 1917 nasceu a Fundação Rotária. Atualmente, existem mais de 1,2 milhão de rotarianos associados em 34.700 Rotary Clubes espalhados por 210 países ou regiões do mundo.

A Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.