Personalidades recebem comenda “Amigo do Transplante” em sessão solene na ALEMS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

setembro verde

Pessoas físicas e jurídicas que prestam ou prestaram importantes serviços relacionados a transplantes de órgãos serão homenageadas na próxima segunda-feira (30) em sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Proposto pelo parlamentar Renato Câmara (MDB), o evento será realizado no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, a partir das 19h.

Durante a sessão, será entregue o Diploma de Honra ao Mérito Amigo do Transplante, criado a partir de projeto de autoria do deputado Renato Câmara. “Trata-se de mais uma oportunidade para que a sociedade possa reconhecer e estimular pessoas ou instituições que notoriamente empreenderam ou empreendem esforços em favor da realização de transplantes de órgãos em Mato Grosso do Sul”, afirmou o parlamentar.

No ano passado, foram feitos 175 transplantes de córneas, 17 de rins e seis de ossos em Mato Grosso do Sul, conforme dados da Central Estadual de Transplante (CET/MS). Ainda de acordo com o CET/MS, foram encaminhados a outros estados dez corações, 40 córneas, 31 fígados, cinco pâncreas, dois pulmões e 75 rins.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 25.396 pessoas estão na fila a espera de um transplante de órgão e 8.825 na fila a espera de córneas – que são tecidos. O órgão mais doado no Estado é o que tem a maior fila de pessoas na espera no Brasil, o rim. São 23.223 aguardando um transplante.