CÂMARA AUTORIZA RENOVAÇÃO DE CONTRATO COM A SANESUL

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

sanesul

Foi votado e aprovado por unanimidade na quinta-feira, 04 de Julho, o Projeto de Lei de autoria do executivo Municipal de Dourados, que autoriza a renovação da concessão dos serviços de saneamento do município com a Sanesul.

Com a autorização da Câmara de Vereadores, a Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul) poderá construir com a Prefeitura de Dourados um Contrato de Programa que vai garantir mais investimentos em saneamento básico.

O município já possui uma conta de investimentos (concluídos, em execução e à executar) de R$ 240 milhões de reais que estão integralmente aplicados nos dois sistemas: de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário.

Plano de investimento para Dourados

A Sanesul desde o início do ano de 2019 vem tratando do assunto no âmbito do poder legislativo e também com o executivo municipal, criando uma comissão para encaminhar as tratativas de interesse do município, trabalho que resultou em várias reuniões e também em uma série de sugestões que serão utilizadas pelas partes para celebração do Contrato de Programa.

A Sanesul apresentou uma política de investimentos, que serão aplicados integralmente na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, no valor de R$ 154,5 milhões de reais, e a redução da taxa de esgoto com percentual máximo de cobrança de 50%.

Tratativas de renovação

O processo de renovação de concessão acontece em várias etapas, com a aprovação da Lei autorizativa pela Câmara de Vereadores, agora o município de Dourados poderá construir, em conjunto com a empresa, um novo Contrato de Programa, que é um modelo de contrato de gestão associada de serviços públicos, na qual o Estado e o município fazem um convênio e celebram um contrato para a prestação de serviço de saneamento básico, e do qual a Sanesul é a executora. Este mesmo processo de renovação já foi feito com os outros 68 (sessenta e oito) municípios atendidos pela Sanesul.