Com foco no avanço do turismo, Bonito sedia Rota do Desenvolvimento até quinta-feira

Com foco no avanço do turismo, Bonito sedia Rota do Desenvolvimento até quinta-feira

 

A cidade de Bonito sedia até quinta-feira a 6ª edição da Rota do Desenvolvimento, promovida pelo Governo do Estado e parceiros. O turismo é o mais importante setor para o desenvolvimento econômico, gerando emprego e distribuição de renda, valoriza da identidade cultural e incremento do capital social e, por isso mesmo, tem atenção especial nesta edição da Rota.

As atividades acontecem Centro de Convenções de Bonito, na Rodovia MS 178, Km 2. A programação do evento pode ser acessada no site: http://www.rotadodesenvolvimentoms.com.br/bonito/programacao-bonito/. As principais palestras na área do turismo são nesta quarta, 27. Das 08h às 09:30 tem ‘A Importância do Turismo’, com o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de MS), Nelson Cintra. Em seguida Mário Petrocchi fala sobre o ‘Planejamento e Marketing do Turismo em Áreas Naturais e Foco nos Mercados Nacionais e Internacionais’.

A Funditur participa do evento também com reuniões e atendimentos com foco no desenvolvimento do turismo de Mato Grosso do Sul. O objetivo é contribuir para o fortalecimento do setor turístico, visando a ampliação e diversificação da oferta turística.

Conforme o diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra, o programa governamental tem mobilizado empreendedores, o poder público e instituições dos mais variados segmentos, que buscam informações e oportunidades para o crescimento. “É uma importante ferramenta também para o turismo, pois promove e fomenta ações de incentivo através de inúmeras atividades. A finalidade é fortalecer o setor e a economia local, e assim também estimular a geração de emprego e renda”, destacou.

 

bonito-rotadesenvolvimento

Principais palestras terão foco no desenvolvimento do turismo. (Foto: Jessica Barbosa).

Planejamento

O consultor em turismo, professor universitário e autor de cinco livros sobre planejamento e gestão em turismo, hotelaria, agências de turismo e sobre marketing para destinos turísticos, Mário Petrocchi apresentará bases para a construção de um sistema integrado de turismo na Região Sudoeste, através de metodologia orientada de baixo para cima (bottom up). Na oportunidade, aponta sugestões com dois níveis de planejamento: os projetos em cada um dos nove municípios, seguidos pela construção de sinergias entre os mesmos, constituindo-se o projeto integrado de turismo da região.

“Serão apresentadas análises mercadológicas, sugestões de objetivos para o planejamento integrado, estratégias em marketing e o posicionamento competitivo em turismo, abordando o desenvolvimento de produtos”, pontua Petrocchi.

Os livros escritos por Mário Petrocchi são adotados pela maioria dos cursos de Turismo no Brasil e têm sido referência para numerosas dissertações e monografias. O resultado desses 15 anos de dedicação ao tema conferiu ao capixaba a condição de se tornar um dos mais respeitados especialistas do tema no Brasil. É consultor do Sebrae Nacional, no âmbito do Programa Sebrae de Turismo. Atuou como coordenador dos trabalhos de elaboração do Plano de Marketing Turístico para o Brasil, para o Ministério do Turismo.

A Fundtur também estará disponível para atender e realizar o cadastramento e o recadastramento dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur, Ministério do Turismo (MTur), durante a sexta edição da Rota do Desenvolvimento em Bonito, através do  sistema on-line de inclusão gratuita do Ministério do Turismo para registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo.

A Rota é realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sistema S e outras entidades do setor produtivo. O evento é uma oportunidade para quem busca inovação e informações sobre negócios.