Vereadores de Dourados participam de capacitação no Tribunal de Contas do Estado

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

tribunal-de-contas-orientacao-281116
Vereadores de Dourados participando do evento de orientação no Tribunal de Contas do Estado. (Foto: Divulgação).

Vereadores eleitos e reeleitos para a Câmara de Dourados participaram na manhã desta segunda-feira , dia 28, na sede do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, de uma orientação para uma boa gestão, denominada “E agora, Prefeito (a)?”. Prefeitos e vereadores de todo o Estado participaram.

Idenor Machado (PSDB), presidente da Câmara, destaca a importância do evento como forma de preparar bem o vereador para exercer a sua função com responsabilidade. “Foi muito positivo o evento; é uma forma de preparar o vereador para exercer bem a sua função e cuidar do dinheiro público”, afirma Idenor.

Para o vereador Alan Guedes (DEM) vários assuntos importantes foram discutidos sobre o controle externo das contas públicas. Ele destaca a qualidade do corpo técnico do Tribunal hoje, qualificado para atuar em todas as áreas. Sobre os assuntos discutidos ele ressaltou o que trata da coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos.

O vereador Pedro Pepa (DEM) lembra que muitas das obrigações da Câmara de Vereadores hoje é assumida pelo Tribunal de Contas. “Há 28 anos o Tribunal cumpre um papel que não é dele, mas com as novas mudanças o vereador terá que assumir mais obrigações”, informa Pepa.

A orientação ao gestor público já no início de seu mandato é classificada pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, como um momento histórico. Ele disse ainda que a capacitação serve de modelo para outros Tribunais de Contas do Brasil. “Um acontecimento que marca mais um avanço na política de relacionamento do Tribunal de Contas com os jurisdicionados, consolidando o compromisso de atuar, cada vez mais, de forma pedagógica, efetiva e preventiva”, diz Waldir.

O conjunto de palestras tratou desde a função constitucional do Tribunal de Contas, do processo de modernização da Instituição e das ações que estão sendo desenvolvidas, de orientações para os municípios, com vistas às corretas aplicações do dinheiro público, e que garante à sociedade acompanhar a gestão com plena transparência.