Qualificação profissional e formação para liderança no Exército

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

exercito-4bda-troca-comando-230416 (17)
General Matsuda passou o comando para o general de brigada Lourenço Willian da Silva Ribeiro Pinho, no dia 23. (Foto: Dênes de Azevedo).

Dênes de Azevedo

 

A preparação do pessoal militar para a liderança e a qualificação profissional e para a vida foram um dos destaques na gestão de dois anos do general Rui Yutaka Matsuda no comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados. A avaliação é do general Paulo Humberto Cesar de Oliveira, comandante do CMO (Comando Militar do Oeste).

“Matsuda rediscutiu as rotinas e sistemas da Brigada, implementando práticas focadas na preparação do pessoal”, disse o general de exército, durante a troca de comando na Brigada, sábado, 23. O general Matsuda passou o comando para o general de brigada Lourenço Willian da Silva Ribeiro Pinho, que vem de uma unidade de Aviação do Exército, em Taubaté (SP). Matsuda vai para a Diretoria de Pessoal do Comando do Exército, em Brasília.

A Brigada implantou uma sessão de projetos, que planeja e realiza a capacitação do pessoal militar. Uma das ações é preparar os reservistas (soldados incorporados que cumprem o serviço militar por um ano) para sair do Exército já com uma profissão. É um projeto pioneiro, que colocou a Brigada de Dourados em destaque entre as grandes unidades brasileiras do Exército.

Na avaliação do comandante militar do Oeste, a 4ª Brigada, que já era uma unidade importante do Exército, ganhou ainda mais importância a partir da instalação do projeto polo do Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteira).

O general Paulo Humberto disse ainda que Matsuda modernizou a gestão da Brigada. Nesse sentido ele destaca os convênios firmados com Senac, UFGD, Unigran, Sesc, IFMS, Aced e Prefeitura (Semdes), que possibilitaram o oferecimento de cursos profissionalizantes aos militares. “Matsuda modernizou a gestão e economizou recursos, elevou a disciplina e o espírito de companheirismo”, afirmou o general Paulo.

 

PESSOAS

No discurso de despedida de Dourados o general Matsuda fez um discurso focado nas pessoas. Ele agradeceu as instituições já mencionadas, que ajudaram a Brigada a investir na capacitação profissional e pessoal da tropa. “O Senhor [Deus] me deu mais um presente: acredite nas pessoas e nas organizações de pessoas que querem ajudar e promover o melhor para o povo”, disse.

Matsuda afirmou também que o Sisfron será um projeto vencedor. Agradeceu à imprensa no seu papel de comunicar e socializar; agradeceu e elogiou a Tropa (militares integrantes da Brigada) e ainda lembrou do momento vivido pelo Brasil hoje: “Vivemos um momento em que o país sofre; precisamos pensar no país. As pessoas são os bens mais valiosos da nação”, afirmou.

O general destacou, além do Sifron e das parcerias para qualificar a tropa, das operações do Exército no apoio à sociedade, entre elas a Operação Dourados, por ocasião dos conflitos entre brancos e índios na fronteira, e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Por fim, afirmou que fez bons amigos em Dourados. “A melhor maneira de se fazer um bom trabalho é amando o que se faz”, disse na mensagem.

 

Unidades

Sediada em Dourados, e subordinda ao CMO, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, conhecida como Brigada Guaicurus, tem como subordinadas as seguintes unidades:

– Comando 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Dourados;

– Esquadrão de Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Dourados;

– 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Bela Vista;

– 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Ponta Porã;

– 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Amambai;

– 20º Regimento de Cavalaria Blindado – Campo Grande;

– 9º Grupo de Artilharia de Campanha – Nioaque;

– 28º Batalhão Logístico – Dourados

– 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada – Jardim;

– 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada – Dourados;

– 4º Pelotão de Polícia do Exército – Dourados.

 

exercito-4bda-troca-comando-230416 (6)
Brigada, sediada em Dourados, é formada por 11 unidades, todas localizadas em Mato Grosso do Sul. (Foto: Dênes de Azevedo).

 

Foto de Capa: Franz Mendes.

(Extraída do Facebook, no endereço: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1035091566565152&set=p.1035091566565152&type=3&theater)

Na foto, tendo a Bandeira do Brasil ao fundo, o general Matsuda em primeiro plano na passagem do comando ao general Willian.