Festival Gastronômico promete fomentar setor em expansão

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A 52ª Expoagro recebeu o lançamento do 4º Festival Gastronômico Sabores de Dourados na noite desta quarta-feira (18). A cerimônia foi no stand da Prefeitura de Dourados no Exposhopping e reuniu autoridades, empresários do setor e apreciadores do evento que costuma movimentar os restaurantes, bares e pizzarias da cidade.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Elizabeth Salomão, relatou que a cada ano o Festival está mais surpreendente. Em 2015 houve um aumento de 88% na participação de estabelecimentos. Os consumidores dos pratos do evento também têm aumentado a cada ano e muitos deles são turistas.

 Lançamento do Festival Gastronômico Sabores de Dourados (Foto: Hedio Fazan)
Lançamento do Festival Gastronômico Sabores de Dourados (Foto: Hedio Fazan)

Conforme dados coletados por pesquisa pelo órgão, pelo menos 15% das pessoas que participaram do Festival vinham de fora de Dourados. “Isso é muito importante para a nossa cidade, vivemos um momento muito especial e temos que aproveitar isso”, relatou.

A secretária ainda pontuou que o setor da gastronomia está em expansão em Dourados. Somente no primeiro trimestre deste ano mais 14 restaurantes, bares e marmitarias abriram as portas na cidade. “Num momento desses que o país atravessa e a gente sabe que não é fácil, estes números mostram que Dourados está na contramão disso”.

Ela lembra que uma das estratégias de investimento do município para driblar momentos de crise é o Festival. Realizado entre os dias 21 de junho e 21 de agosto, o evento deve atrair mais consumidores aos estabelecimentos, nesta época que costuma ser de baixo movimento.

Ao fazer o lançamento do Festival deste ano, o prefeito de Dourados Murilo Zauith (PSB), lembrou que a cidade foi estruturada para fomentar o desenvolvimento, e com isso a oportunidade de realizar o Festival no período de passagem da Tocha Olímpica por Dourados. O município é o único do interior de Mato Grosso do Sul considerado cidade celebração.

Zauith ainda aproveitou para cumprimentar o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, e dizer que é um prazer muito grande estar na Expoagro, pois a feira mostra toda a estrutura que move o município. “É o maior encontro de Dourados para a sua população, mostra sua pujança. Muito obrigado pela parceria que você [Lúcio] tem feito junto a prefeitura para a gente poder apresentar a todos os visitantes e força da nossa cidade”, relatou.

Já o presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) disse que dentro deste momento econômico difícil pelo qual passa o país, o Festival vem como uma alternativa para geração de emprego e renda. “Este Festival sim vai gerar muito emprego e renda para a comunidade de Dourados e região”, acredita.

A adesão ao Festival

Durante o lançamento, foram explicadas as regras para que os restaurantes, bares e pizzarias façam a adesão ao festival. O prazo vai até o dia 30 deste mês de maio. Entre os critérios estão o estabelecimentos ser localizado em Dourados e o prato conter ingrediente agroecológico. A inscrição deve ser feita corretamente e este ano, poderá ser executada via internet através do www.dourados.ms.gov.br/sabores.

Uma novidade também nesta edição é a placa de destaque. Esta será concedida para o estabelecimento participante do Festival que tiver o prato mais curtido na rede social Facebook. O chefe do prato mais curtido também será premiado.

Os clientes que forem até os locais em que haverá pratos do Festival, poderão consumi-los e concorrer a uma viagem com acompanhante para João Pessoa. Ainda será possível contribuir para descobrir qual o prato típico de Dourados.