Câmara realiza audiência para melhorias no rotativo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

dourados-parqyimetro
Vereador Marçal convida a sociedade a participar da audiência pública na Câmara Municipal. (Foto: Thiago Morais).

Com a proposta de sugerir melhorias para atendimento aos usuários do estacionamento rotativo em Dourados, a Câmara Municipal realiza audiência pública na quinta-feira (27). Proposição do vereador Marçal Filho (PSDB), o evento aberto à sociedade terá início às 18h30, no plenário da Câmara, e será uma oportunidade para discutir a uma série de questões como a ampliação de vagas, estacionamento para idosos e deficientes e responsabilidade sobre danos aos carros.

Com frota de quase 140 mil veículos, o estacionamento rotativo foi uma maneira encontrada pelo município para dar fluxo às vagas na região central da cidade. Marçal entende que o serviço é essencial, mas segundo ele, usuários estão descontentes, principalmente depois que o estacionamento ampliou para áreas residenciais e de estabelecimentos de saúde.

“A audiência tem como proposta dar voz para os usuários do estacionamento rotativo e para aqueles que estão envolvidos no sistema, como empresários e moradores. Sabemos que o parquímetro é fundamental, mas se a população está descontente e pede melhorias, é preciso que o poder público ouça as reivindicações para aprimorar cada vez mais a prestação de serviço”, explica o vereador.

A audiência pública terá dois víeis de debate. O primeiro sobre a relação do rotativo e do usuário, que será debatido pela Defensora Pública titular da Defensoria Pública da Defesa do Consumidor da Comarca de Dourados, Mariza Fátima Gonçalves. Outra perspectiva debaterá sobre a funcionalidade do rotativo, com o doutor em geografia e professor da UFGD, Mário Cezar Tompes da Silva, profissional com grande experiência nas áreas de planejamento e geografia urbana.

Marçal Filho convida a sociedade a comparecer na Câmara para apresentar questionamentos sobre o estacionamento rotativo. Aqueles que não puderem estar presentes poderão acompanhar pelo facebook do vereador, que terá transmissão ao vivo da audiência pública. Os internautas terão a oportunidade de enviar perguntas e interagir com Marçal pela internet.

Rotativo

O estacionamento rotativo está sob o comando da empresa EXP Parking. No ano passado, com a autorização da prefeitura, as vagas pagas ampliaram ao se estenderem para áreas residenciais na rua Oliveira Marques. “É preciso debater com a sociedade sobre os tentáculos do estacionamento rotativo na cidade”, pontua o vereador. Lei municipal autoriza a ampliação entre os quadriláteros das ruas Melvin Jones a Toshinobu Katayama com a Ciro Melo e Antônio Emílio de Figueiredo, boa parte constituída por residências.

Em janeiro deste ano novas vagas entraram em funcionamento, saltando de 1.151 espaços rotativos para 2.251. Desde o ano passado a empresa Exp Parking administra o estacionamento rotativo em Dourados, exploração garantida em licitação por um período de 10 anos.

Marçal Filho quer trazer para o debate na audiência pública uma série de questões que envolvem o parquímetro, como o retorno que a concessionária EXP concede para o município no decorrer da próxima década; planejamento de investimento nas vagas, já que muitas estão esburacadas; melhoria na sinalização vertical e principalmente horizontal (vagas especiais estão apagadas); quantitativo de vagas para idosos e deficientes; entre outros assuntos a ser apontados pela população.