Escritora Ruth Hellmann recebe prêmio da Câmara de Dourados

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
O prêmio foi entregue a poetisa Ruth Hellmann. (Foto: Thiago Morais).
O prêmio foi entregue a poetisa Ruth Hellmann. (Foto: Thiago Morais).

A escritora Ruth Hellmann recebeu, durante sessão solene realizada nesta terça-feira (28), o prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva. A homenagem visa estimular a produção literária e valorizar os autores de Dourados e Mato Grosso do Sul.

Ruth Hellmann Claudino nasceu em Erechim (RS), mas reside em Dourados desde 1981. Ela lançou seu primeiro livro em 1990, chamado “Poemas espontâneos”, e desde então escreveu 22 obras, sendo três de poemas e 19 infantis. Ela é membro fundador da Academia Douradense de Letras, da Academia Irajaense de Letras e Artes, do Rio de Janeiro, e ainda ocupa a 39ª cadeira da Academia de Letras do Brasil.

“Agradeço a todos que podem comigo partilhar desta alegria, desde momento honroso em minha trajetória. Dedico este prêmio a meus familiares, que sempre me apoiaram nesta conquista”, apontou a homenageada. “Receber este prêmio é uma grande honra para qualquer escritor, sendo uma felicidade sem tamanho. Acredito que é o prêmio literário mais desejado de Dourados”, completou.

A presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), citando a poetisa Cora Coralina, agradeceu o empenho de Ruth em divulgar a cultura do Estado através da literatura. “Eu não tenho dúvidas que a literatura, música e cultura são as formas mais fáceis de tocar a vida das pessoas. Por isso te parabenizo pelo trabalho e por esse prêmio. Que Deus continue te dando sabedoria para escrever textos que ensinam as nossas crianças, nosso jovens e o ser humano de forma geral”, destacou.

Os vereadores da Casa de Leis ainda entregaram homenagens aos escritores douradenses Marcos Coelho e Luciano Primo da Silva, agradecendo a contribuição literária ao município.

“É um momento de alegria e festa, de vê-los recebendo estes prêmios, com muito merecimento, por estarem batalhando pela divulgação da literatura do Estado, estão sempre sendo um baluarte nisso”, complementou o vereador e presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Dourados, Marçal Filho (PSDB).