Redesimples reduz tempo para abertura de empresas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

redesimples-rota-do-desenvolvimento-300x200
Prefeito de Coxim, Aluizio São José, foi um dos receberam certificado de implementação da Redesimples. (Foto: Afrânio Pissini).

Reduziu em mais da metade (53%) o tempo para a abertura de empresas em 18 municípios de Mato Grosso do Sul que implementaram ações da Redesimples – criada em 2007 a partir da Lei Federal 11.598. Para celebrar a redução de 36 para 17 dias, foi realizada nesta segunda-feira (7), durante a Rota do Desenvolvimento, a entrega dos certificados aos representantes destes municípios.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo Federal com o Sebrae, governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade)  e Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), Receita Estadual, órgãos de fiscalização e licenciamento (como Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente) e prefeituras.

Os trabalhos intensivos para implementar o sistema que integra e facilita a comunicação entre as instituições envolvidas na abertura e fechamento de empresa começaram há cerca de dois anos no estado. “O objetivo é ampliar o projeto a outros municípios que manifestarem interesse. Para isso, basta o gestor público procurar o Sebrae/MS ou a Jucems”, destaca Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae em MS.

“Nosso objetivo é facilitar o caminho para quem quer empreender, de modo mais rápido possível”, afirma Augusto César Castro, presidente da Jucems. Segundo ele, a meta é reduzir ainda mais, para 5 dias, a abertura de empresas para negócios de baixo risco nos municípios que aderiram ao projeto.

Implementaram a Redesim os municípios de Amambai, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.