Murilo reúne comitê e quer clima olímpico em Dourados

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

tocha-ddos-reuniao (2)
Prefeito Murilo reuniu secretários e comitê local da Tocha Olímpica para fazer balanço e planejar novas ações para a celebração em Dourados. (Foto: A. Frota/Assecom-Dourados).

Para o prefeito é um privilégio Dourados ter sido escolhida entre as cidades brasileiras onde a Tocha Olímpica vai pernoitar

 

“É um privilégio; é um momento histórico para a nossa geração a passagem da Tocha Olímpica por Dourados”, afirmou o prefeito Murilo, em reunião na manhã desta terça-feira (26) com secretários e membros do comitê local da Tocha Olímpica. Foi mais uma reunião de um trabalho que começou há um ano para preparação da cidade para o pernoite da Tocha. “Vamos criar, desde já, um clima olímpico em nossa cidade”, disse.

A Tocha Olímpica chega a Dourados na tarde do dia 26 de junho. À noite haverá a celebração e na manhã seguinte segue em direção à Presidente Prudente (SP), passando por Nova Andradina e Bataguassu.

Durante a reunião, o prefeito constatou que a equipe está afinada e comprometida. “Assumimos o compromisso no ano passado e estamos cumprindo à risca; é um ritual complexo, com regras seríssimas”, disse. O comitê de Dourados tem recebido elogios do comitê regional e das forças de segurança pela organização e planejamento. O coordenador do comitê é o servidor da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Luciano Brufatto Yamaguti.

Na reunião, o diretor-presidente da Funed, Antônio Coca, apresentou um balanço das atividades desenvolvidas e planejadas para a passagem e pernoite da Tocha. A avaliação mostrou que a equipe e as secretarias da Prefeitura estão entrosadas, cumprindo dentro do cronograma as suas ações.

Murilo discutiu com a equipe o traçado da passagem da Tocha, que está definido, mas ainda não pode ser divulgado por questões de segurança. Na cidade de Dourados a Tocha vai percorrer 15 quilômetros, passando por várias regiões da cidade. Serão 80 condutores, muitos deles já selecionados pelos patrocinadores das Olimpíadas Rio 2016, que são a Coca-Cola, a Nissan e o Bradesco. Várias pessoas em Dourados já estão recebendo o comunicado de seleção.

O diretor Antônio Coca explicou que a escolha de Dourados para pernoite da Tocha, atividade chamada celebração, é uma conquista da administração do prefeito Murilo, pela estrutura e clima de desenvolvimento que criou. “Não é indicação política; foi pela estrutura da cidade”, disse. Já o prefeito Murilo acrescentou que na primeira reunião com representantes do comitê nacional, eles disseram que a escolha das cidades celebração foi em função de uma prospecção muito bem feita.

A partir do início de maio começa uma série de atividades nas escolas em preparação às Olimpíadas. Entre essas atividades há concurso de redação e palestras, feitas pela equipe da Educação e por uma equipe da Funed. Essa equipe da Funed, formada por seis professores de educação física, também vão fazer um trabalho nos municípios da região, através de parceria com o Governo do Estado.

 

Projeção nacional

A passagem da Tocha Olímpica vai projetar – e já está projetando – Dourados nacionalmente. Na noite do dia 26 a Rede Globo fará passagens ao vivo de Dourados para o programa Fantástico. Na manhã seguinte, novamente haverá passagem no programa Bom Dia Brasil.

A cidade também foi selecionada – a única do Centro-Oeste – para o “Press-Trip”, um projeto do Ministério do Turismo que trará a Dourados uma caravana de jornalistas para conhecer as suas potencialidades turísticas e tecnológicas.

Hoje, por exemplo, já está sendo divulgado no site na Nissan (http://www.quemseatreve.com.br/rota-da-tocha-mapa/#/) um vídeo mostrando as “enterradas” do Ginasloucos, um grupo de basquete da Unigran, que encanta o Brasil com suas apresentações. Para ver o vídeo basta procurar Dourados no mapa e clicar sobre uma seta. O Ginasloucos também vai fazer apresentações no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas.

 

Celebração

As atividades da celebração vão acontecer na Praça Antônio João. A expectativa é de que a cidade receba milhares de turistas regionais. Haverá inclusive atração musical. A celebração tem início previsto para as 16h, com a abertura oficial do evento. A previsão de encerramento das atividades da celebração é para as 21h.

O revezamento começa no dia 03 de maio, em Brasília (DF), onde a Tocha desembarca vinda da Grécia, onde é acesa na Pira Olímpica. Termina no dia 05 de agosto na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde acontece a disputa dos jogos olímpicos até o dia 21 de agosto, com participação de 10.500 atletas de 206 países. Em 17 dias serão disputadas 306 provas com medalhas.

Dourados é uma das 83 cidades do Brasil chamadas “Cidades Celebração”. São cidades onde será feito o fim do revezamento a cada dia, com um grande evento.