Embrapa Suínos e Aves lança o BiogásFort para veículos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

O biometano apresenta a vantagem de ser um combustível gerado a partir de fonte renovável. (Foto: Divulgação).
O biometano apresenta a vantagem de ser um combustível gerado a partir de fonte renovável. (Foto: Divulgação).

O BiogásFort, processo tecnológico de obtenção e purificação do biogás e uso do biometano, foi lançado hoje, 30/10, durante solenidade em comemoração aos 43 anos da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC). Com a nova Unidade de Produção será possível aproveitar o biogás gerado a partir dos dejetos suínos das granjas como combustível veicular. O BiogásFort fornecerá combustível para o veículo que atende as demandas externas da Embrapa Suínos e Aves na cidade. A tecnologia é semelhante à usada em veículos movidos a GNV.

A Unidade de Produção de Biometano da Embrapa Suínos e Aves é a primeira em Santa Catarina e uma das primeiras no Brasil nesta escala. A produção é feita a partir dos dejetos suínos gerados nas granjas da Unidade e passam pela Estação de Tratamento de Dejetos Suínos – ETDS. O diferencial também está no biofiltro, que faz o processo de purificação.

De acordo com o pesquisador Airton Kunz, chefe de pesquisa e desenvolvimento, o biometano apresenta a vantagem de ser um combustível gerado a partir de fonte renovável, substituindo a fonte fóssil. “O Brasil assumiu metas de redução do uso de fontes fósseis. E apresentar alternativas para isso é um dos compromissos da Embrapa”, afirmou. Ainda de acordo com ele, a não emissão de metano diretamente ao ambiente reduz o efeito estufa.

O processo segue regulamentações como as Resoluções ANP Nº 8, DE 30.1.2015 (DOU 2.2.2015) e ANP Nº 685, DE 29.6.2017 (DOU 30.6.2017), e atende diversos compromissos com a produção de energia a partir de fontes renováveis. Um desses compromissos está vinculado ao Objetivo de Desenvolvimento Estratégico – ODS 7 – Energia Limpa e Acessível.

O BiogásFort – Unidade de Produção de Biometano da Embrapa Suínos e Aves tem o apoio financeiro da Eletrosul e parceria da Janus & Perguer e Kemia.

Homenagens

Outro momento especial da solenidade de 43 anos da Embrapa Suínos e Aves será a entrega do Prêmio Personalidade Destaque da Avicultura e da Suinocultura 2018. A indicação, feita pelos empregados, considera como personalidade destaque pessoas cujas contribuições foram decisivas para o desenvolvimento da suinocultura e da avicultura nacional.

Os indicados deste ano são o Professor Dr. Paulo Lourenço da Silva, vinculado a Universidade Federal de Uberlândia, na área de Avicultura, e a Sra. Ildara Nunes Vargas, assessora do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (SIPS), na suinocultura.

Após a entrega, os homenageados participam de uma mesa redonda sobre “Defesa Sanitária Animal”, com a moderação do Dr. Rogério Kerber, da Fundesa-RS.

O evento ocorre nas dependências da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia/SC.

Monalisa Leal Pereira, da Embrapa Suínos e Aves