Pioneiros japoneses são homenageados nesta sexta-feira

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Deputado Renato Câmara destaca a importância dos japoneses no desenvolvimento de mato Grosso do Sul. (Foto: Voctor Chileno).
Deputado Renato Câmara destaca a importância dos japoneses no desenvolvimento de mato Grosso do Sul. (Foto: Voctor Chileno).

Pioneiros japoneses da região da Grande Dourados, Vale do Ivinhema e Campo Grande serão homenageados nesta sexta-feira, dia 26, em Dourados, em cerimônia que acontece no plenário da Câmara Municipal, com início às 19h. 42 pessoas de 12 municípios receberão a “Comenda de Honra ao Mérito” da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, proposta pelo deputado estadual Renato Câmara (PMDB).

Essa comenda, instituída pela resolução nº 84/16, homenageia japoneses pioneiros e seus filhos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Entre eles estão pessoas que nasceram no Japão e outros Estados, mas que desde muito cedo vivem em Mato Grosso do Sul, dando contribuição especial para o seu crescimento econômico e desenvolvimento social e cultural.

“É uma grande alegria homenagear estes pioneiros que deram a sua grande contribuição para o desenvolvimento do nosso Estado. Partilharam conosco uma cultura milenar, que é a japonesa, trazendo tecnologia para a produção no campo, inovando o comércio, investindo na indústria e enriquecendo a nossa cultura. É uma justa homenagem a um povo trabalhador e dedicado que enfrentou tempos difíceis nos sertões do nosso Estado e ajudaram a colonizá-lo e coloca-lo no ritmo do desenvolvimento”, afirma o deputado Renato Câmara.

No ano de 2015, o primeiro de seu mandato como deputado estadual, Renato Câmara, em parceria com o deputado George Takimoto (PDT), realizou uma homenagem à Colônia Japonesa de Mato Grosso do Sul, com a entrega da Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo relativo aos 120 anos do Tratado da Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

A homenagem celebrou o tratado que foi assinado entre Brasil e Japão em 1895 e oficializou as relações diplomáticas entre os dois países, que possibilitou a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil em 1908 no navio Kasato Maru, no Porto de Santos (SP) com 791 imigrantes. Foram homenageadas várias personalidades, de todo o Estado.

Agora, nesta solenidade, Renato homenageia os imigrantes e seus descendentes que vieram para Mato Grosso do Sul pelo trabalho fundamental no processo de desenvolvimento do Estado.