Embrapa realiza 1º Seminário de Saúde com foco em prevenção

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

O evento reuniu empregados, estagiários, aposentados, bolsistas, colaboradores e terceirizados da instituição que também puderam conhecer as práticas e ações realizadas pelo Setor de Gestão de Pessoas. (Foto: Divulgação).
O evento reuniu empregados, estagiários, aposentados, bolsistas, colaboradores e terceirizados da instituição que também puderam conhecer as práticas e ações realizadas pelo Setor de Gestão de Pessoas. (Foto: Divulgação).

Com o objetivo de sensibilizar e despertar os profissionais que trabalham na Embrapa Agropecuária Oeste para promoção da melhoria da qualidade de vida e bem-estar em todas as áreas de sua vida e proporcionar a valorização da saúde do trabalhador, a Unidade realizou o 1º Seminário de Saúde.O evento reuniu empregados, estagiários, aposentados, bolsistas, colaboradores e terceirizados da instituição que também puderam conhecer as práticas e ações realizadas pelo Setor de Gestão de Pessoas (SGP), voltadas para os cuidados com a saúde dos trabalhadores, além de obter informações sobre os resultados do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSo 2017).

“O ser humano é o elemento mais importante para o sucesso de uma organização e o PCMSo é um importante documento que reúne instruções e informações sobre a saúde do trabalhador e que nos possibilita aliar esses dados com os conhecimentos para cuidar bem de cada pessoa da equipe”, explica a supervisora do SGP da Unidade, Maria Aparecida Viegas Martins.

Ela ressalta a importância de exercitar o hábito de comparecer ao médico preventivamente nas várias etapas de nossas vidas e explica “desde o nascimento, periodicamente, os profissionais de saúde elaboram métodos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de indicadores de saúde, visando o bem estar das pessoas. Portanto, de fato, devemos estar conscientes da importância de buscar esses recursos que contribuem com a qualidade de vida e longevidade. A Embrapa tem desenvolvido ações nesse sentido e a realização desse Seminário comprova isso”.

Durante o seminário, realizado na última sexta-feira de outubro, os cerca de 200 participantes puderam refletir sobre a importância da doação de sangue e algumas necessidades do Hemocentro de Dourados. Além disso, também foram realizadas duas rodas de conversa sobre a saúde feminina e a saúde masculina, respectivamente com os médicos Valéria Pareja Guerra (ginecologista obstetrícia/medicina estética) e Amauri Antonio Espósito (urologista).

No período vespertino, um dos temas foi a saúde cardíaca, com palestra intitulada “Como está seu coração?”, proferida pelo médico cardiologista, Frederico S. Neto. As atividades foram encerradas com a palestra proferida pela psicóloga da Unigran, Letícia Oliveira Silva, sobre “Como lidar com a Depressão no Ambiente Organizacional”.

 

Christiane Congro Comas, da Embrapa Agropecuária Oeste