Brasil é 1º no ranking Turismo de Aventura e MS é referência

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Pesquisa apresentada durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça, apontou o Brasil como ideal para a prática de aventura e um dos melhores destinos turísticos do mundo. A pesquisa elaborada pelo portal americano US News & World Report, juntamente com consultoria BAV e a escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia, foi realizada em 60 países que concentram mais de 90% do PIB do mundo.

O objetivo do estudo era “entender e quantificar a percepção global sobre as marcas países”. Entre os atributos que levaram o Brasil a ser o primeiro no ranking aventura estão: diversão, cenário e clima agradável.

Bonito é um dos principais destinos do turismo de aventura do país
Bonito é um dos principais destinos do turismo de aventura do país

Dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de turistas que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem. Os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral. As viagens desse público duram, em média, oito dias, e eles estão dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas.

Conforme o Ministro do Turismo, Henrique Alves, a “Natureza e ecoturismo já são o 2º principal motivo das viagens a lazer realizadas por estrangeiros no país. Sendo um dos países com maior biodiversidade e seus diversos ecossistemas, o Brasil apresenta um cenário rico para esse segmento e tenho certeza que podemos avançar ainda mais”.

O potencial do Brasil para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura é reconhecido mundialmente. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o Brasil ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta e o 28º lugar no Índice de Competitividade Internacional do Turismo.

MS

Mato Grosso do Sul destaca-se como destino de Natureza referência em Turismo de Aventura e Ecoturismo, o que fez o Estado alcançar projeção mundial.

Bonito surpreende e encanta pelas belíssimas paisagens naturais de rios transparentes, cachoeiras, cavernas, grutas e dolinas. São atrativos e cenários únicos, aliados à preservação ambiental, lugares como a Gruta do Lago Azul, o Aquário Natural, os rios Sucuri, do Peixe, Formoso e da Prata, proporcionam emoções inesquecíveis para quem está em busca de vivências e aventuras.

Em 2015, o município recebeu pela 14ª vez o título de “Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil” – Prêmio O Melhor de Viagem e Ecoturismo- 2015/2016, da Revista Viagem e Turismo, em parceria com o Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, dentre outros prêmios recebidos como Gestão Sustentável do Turismo.

O destino recebeu 169.690 visitantes de janeiro a novembro de 2015 e a Gruta do Lago Azul, atrativo ícone da região nos períodos de alta temporada – janeiro e julho –  atingiu a média de 87% da sua capacidade de carga em quantidade de visitações. Com 5.210 leitos, a taxa média de ocupação nesses mesmos períodos foi em torno de 70,5% dos leitos disponíveis em Bonito.