Câmara realiza audiência para melhorias no rotativo

Câmara realiza audiência para melhorias no rotativo

 

dourados-parqyimetro

Vereador Marçal convida a sociedade a participar da audiência pública na Câmara Municipal. (Foto: Thiago Morais).

Com a proposta de sugerir melhorias para atendimento aos usuários do estacionamento rotativo em Dourados, a Câmara Municipal realiza audiência pública na quinta-feira (27). Proposição do vereador Marçal Filho (PSDB), o evento aberto à sociedade terá início às 18h30, no plenário da Câmara, e será uma oportunidade para discutir a uma série de questões como a ampliação de vagas, estacionamento para idosos e deficientes e responsabilidade sobre danos aos carros.

Com frota de quase 140 mil veículos, o estacionamento rotativo foi uma maneira encontrada pelo município para dar fluxo às vagas na região central da cidade. Marçal entende que o serviço é essencial, mas segundo ele, usuários estão descontentes, principalmente depois que o estacionamento ampliou para áreas residenciais e de estabelecimentos de saúde.

“A audiência tem como proposta dar voz para os usuários do estacionamento rotativo e para aqueles que estão envolvidos no sistema, como empresários e moradores. Sabemos que o parquímetro é fundamental, mas se a população está descontente e pede melhorias, é preciso que o poder público ouça as reivindicações para aprimorar cada vez mais a prestação de serviço”, explica o vereador.

A audiência pública terá dois víeis de debate. O primeiro sobre a relação do rotativo e do usuário, que será debatido pela Defensora Pública titular da Defensoria Pública da Defesa do Consumidor da Comarca de Dourados, Mariza Fátima Gonçalves. Outra perspectiva debaterá sobre a funcionalidade do rotativo, com o doutor em geografia e professor da UFGD, Mário Cezar Tompes da Silva, profissional com grande experiência nas áreas de planejamento e geografia urbana.

Marçal Filho convida a sociedade a comparecer na Câmara para apresentar questionamentos sobre o estacionamento rotativo. Aqueles que não puderem estar presentes poderão acompanhar pelo facebook do vereador, que terá transmissão ao vivo da audiência pública. Os internautas terão a oportunidade de enviar perguntas e interagir com Marçal pela internet.

Rotativo

O estacionamento rotativo está sob o comando da empresa EXP Parking. No ano passado, com a autorização da prefeitura, as vagas pagas ampliaram ao se estenderem para áreas residenciais na rua Oliveira Marques. “É preciso debater com a sociedade sobre os tentáculos do estacionamento rotativo na cidade”, pontua o vereador. Lei municipal autoriza a ampliação entre os quadriláteros das ruas Melvin Jones a Toshinobu Katayama com a Ciro Melo e Antônio Emílio de Figueiredo, boa parte constituída por residências.

Em janeiro deste ano novas vagas entraram em funcionamento, saltando de 1.151 espaços rotativos para 2.251. Desde o ano passado a empresa Exp Parking administra o estacionamento rotativo em Dourados, exploração garantida em licitação por um período de 10 anos.

Marçal Filho quer trazer para o debate na audiência pública uma série de questões que envolvem o parquímetro, como o retorno que a concessionária EXP concede para o município no decorrer da próxima década; planejamento de investimento nas vagas, já que muitas estão esburacadas; melhoria na sinalização vertical e principalmente horizontal (vagas especiais estão apagadas); quantitativo de vagas para idosos e deficientes; entre outros assuntos a ser apontados pela população.